Defesa da Universidade
Alunos fecham portaria da Cidade Universitária em protesto contra “Boat Show” e más condições do Crusp
Os moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp) protagonizaram nesta terça-feira (24/11) novos atos de protesto contra o “São Paulo Boat Show” (SPBS), evento privado comercial realizado na Raia Olímpica que se encerrou nesta data. No final da tarde eles dirigiram-se à entrada principal da Cidade Universitária do Butantã (“P 1”), onde fecharam a portaria e o cruzamento com da Avenida Alvarenga com a Avenida Waldemar Ferreira, e posteriormente retornaram à Raia.
Dezenas de policiais militares foram mobilizados para bloquear a entrada do SPBS. Os PMs dispuseram-se em linha na rua, de modo a impedir que os estudantes entrassem no local. Os manifestantes permaneceram na calçada oposta, usando megafones para discursar.
“Desde o começo saímos do Crusp e já topamos com policiais que impediram que o ato seguisse para o evento, os PMs individuaram e ameaçaram alunos especificamente, chamando por nome etc. Logo após esse confronto o ato seguiu para o P1, onde fechamos a portaria e depois a rua”, relatou ao Informativo Adusp uma das participantes. “Foi um momento bem tenso também, com muita polícia, após isso o ato retornou para o Crusp e conseguiu ir para o local do evento”, explicou.
Os manifestantes denunciaram as más condições do Crusp, com destaque para a falta de água e a péssima qualidade das marmitas distribuídas pela Reitoria. Eles também admoestaram visitantes do evento que não estavam usando máscara. Por outro lado, alguns desses visitantes hostilizaram os estudantes.
“O Crusp está às moscas. Paredes mofadas, péssimas instalações para os estudantes. Falta água recorrentemente. Nunca tem Internet”, relata o narrador do vídeo ao vivo “Melhorias no Crusp já, não ao SP Boat Show”. “O mofo das paredes traz muita doença respiratória. E a maior parte das pessoas que vem para o evento está sem máscara. Então os estudantes reclamam muito, porque coloca em risco a comunidade estudantil”.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida
- PRIP recebe movimentos e entidades representativas da comunidade para discussão de encaminhamento de casos de violência na USP