Condições de trabalho
A terceirização do Clube da USP e o desrespeito aos seus funcionários
A terceirização do Clube da USP (antigo Clube dos Professores), levada a cabo pela Superintendência de Assistência Social (SAS) por orientação da gestão M.A. Zago-V. Agopyan, já foi objeto de reportagens do Informativo Adusp: vide http://ow.ly/10D89E e http://ow.ly/10D8wF.
A licitação para cessão do espaço a uma empresa privada ocorreu em 4/4/16, sem que os funcionários afetados pela medida, que ali trabalharam por décadas, tenham sido sequer avisados a respeito do seu novo local de trabalho. A denúncia é do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT), vinculado ao Instituto de Psicologia (IP-USP).
Ambiguidade
De acordo com o CPAT, há nesse caso, como em outros similares ocorridos na universidade, “uma ambiguidade apresentada aos servidores, ora dando a entender que poderão escolher onde gostariam de ir, ora que passarão a trabalhar com outras funções dentro da própria superintendência”.
No caso específico dos garçons, adverte o centro, a situação de incerteza fica mais evidente: “Como a vaga foi extinta, esses funcionários não poderão inscrever-se no Banco de Oportunidades e, assim, tentarem vagas mais próximas de suas formações e bagagens pessoais”.
Informativo nº 416
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reunião da Diretoria da Adusp com a Reitoria foi adiada para 11/3; “Descongela Já” é um dos temas da pauta
- Reitor demite Alysson Mascaro, que lecionava na Faculdade de Direito, depois de processo que investigou denúncias de assédio e abuso sexual de estudantes
- Primeira reunião do Conselho Universitário na gestão Segurado-Bernucci deve aprovar equipe das pró-reitorias e composição da COP, CLR e CAA
- Em poucos dias, USP perde quatro docentes de relevante trajetória acadêmica: José Álvaro Moisés, João Adolfo Hansen, João Baptista Borges Pereira e Antonio Roque Dechen
- Sintusp denuncia ao Ministério Público do Trabalho assédio moral da gestão da Faepa a servidores do HRAC que atuam no Hospital das Clínicas de Bauru