EACH
Manifestação da assembleia de estudantes da EACH (29/7/2014)
07/08/2014 23h37
Os estudantes da EACH reunidos em Assembleia em 29/07/2014 vem por meio desta manifestar:
- O sentimento de alívio pela desinterdição do campus da USP-Leste após um semestre extremamente conturbado, no qual os estudantes foram obrigados a realizar as atividades acadêmicas sem infraestrutura adequada, em locais diversos e distantes uns dos outros, sem apoio a permanência estudantil ou qualquer outro tipo de apoio. Dado este contexto totalmente adverso, ao qual nos submeteu a administração central da USP e a Direção e órgãos colegiados da EACH, a desinterdição do campus USP Leste traz uma sensação de consolo aos estudantes, em meio a uma situação muito desesperadora.
- O descontentamento dos estudantes com a forma pela qual se deu a desinterdição, isto é, uma decisão por pressões e acordos políticos, na canetada, sem participação da comunidade afetada e sem nenhuma garantia de que a USP irá tomar medidas efetivas para resolver o problema da contaminação, ainda persistente no campus da EACH. A não celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na Justiça, envolvendo a USP, a CETESB e o Ministério Público é preocupante e impede que a resolução do problema seja de fato fiscalizada pela comunidade e órgãos competentes da Universidade, como por exemplo a Comissão Ambiental da EACH.
- Também é preocupante que até o presente momento não se tenha encontrado nenhum responsável pelos crimes ambientais, administrativos e contra a saúde pública cometidos na EACH. É urgente e necessário que seja feita uma apuração criminal sobre o caso, e que os responsáveis sejam levados à Justiça.
Pelo exposto, a Assembleia dos Estudantes manifesta-se favorável ao Agravo proposto pela ADUSP contra a decisão de desinterdição da USP Leste. Explicitamos que este posicionamento não significa que a Assembleia é contrária a desinterdição, mas sim que há o entendimento de que ainda existem questionamentos não sanados e que merecem a atenção da Justiça para fazer cumprir aquilo que é direito de todos os estudantes e outros setores que compõe a comunidade da EACH, ou seja, a descontaminação total do campus.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março