A Reitoria acaba de reabrir as negociações com a EACH. Atende assim, em parte, ao pedido formulado na carta que lhe foi enviada em 8/10 por membros da Congregação da EACH, que lhe solicitaram que voltasse a receber a chamada “Comissão dos 13”, constituída por representantes das três categorias em greve, pelo presidente da Adusp, professor Ciro Correia, e por Aníbal Cavali, diretor do Sintusp. 

O reitor J. G. Rodas aceitou reunir-se, na segunda-feira, 14/10, com os 17 membros da Congregação (titulares e suplentes) que assinaram a carta. No documento, são apresentadas as medidas propostas pelo movimento: “1. Solução rápida para a crise de governabilidade da instituição, com a revogação das portarias 29/13, de 16/9/2013; 30/13, 31/13, 32/13, 33/13, 34/13 e 35/13, de 17/9; e 37 (de 26/9), e edição de novas portarias regulamentando a eleição para diretor e vicediretor, fazendo-as ocorrer no mesmo dia; 2. Posse imediata dos novos diretor e vice-diretor, após o resultado do processo eleitoral; 3. Retomada das negociações sobre os problemas ambientais na EACH; 4. Formalização da Comissão Ambiental composta por representantes da SEF, Cetesb, docentes, servidores não-docentes e estudantes”.

A assembleia dos docentes realizada em 9/10 decidiu exigir reabertura das negociações com a Reitoria de imediato; indicar que a Congregação assuma as tarefas executivas da unidade; e elaborar uma carta de esclarecimento e sensibilização para os diretores e decanos das outras unidades, esclarecendo o que está ocorrendo na EACH quanto ao meio ambiente. 

Reintegração de posse

A juíza Carmen Fernandez Teijeiro e Oliveira, da 5ª Vara da Fazenda Pública da capital, concedeu liminar de reintegração de posse do prédio da direção da EACH, requerida pela USP. A decisão da juíza, que criticou os manifestantes, parece ter sido escrita como contraponto à do juiz Adriano Laroca, da 12ª Vara da Fazenda Pública, que rejeitou, na véspera, a reintegração do prédio da Reitoria. Além disso, ao contrário de seu colega, Carmen Oliveira sequer convocou audiência de conciliação entre as partes, tratando de conceder imediatamente a liminar de reintegração do prédio da EACH, ocupado desde 2/10.

O vice-diretor Edson Leite, que exerce interinamente a direção da EACH, reuniu-se na tarde desta sexta-feira 11/10, na guarita da Guarda Universitária, com os estudantes, para discutir as pautas do movimento e a desocupação da direção da unidade. Eles solicitaram do vice-diretor garantias de integridade física para os ocupantes, bem como um prazo até a terça-feira 15/10, quando haverá nova reunião com Leite. Contudo, não houve avanço na negociação, e os estudantes consideraram vagas as respostas que ele ofereceu.

“Tudo muito vago, mas continuamos em diálogo. Como não temos uma posição concreta, continuamos em ocupação até terça-feira. Esperamos alguma ação do vice-diretor no sentido de garantir que a integridade física dos estudantes seja preservada”, declarou uma aluna da EACH. 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!