Produtivismo
Produtivismo insano e insalubre
A Adusp acaba de criar uma nova seção em sua página eletrônica, para tratar do tema “Produtivismo”. A idéia é chamar a atenção dos docentes para algo que se torna, a cada dia, mais presente na vida de todos: uma maratona de rotinas, inquirições, demonstrações, relatórios que obrigam a categoria a, involuntariamente, sacrificar o objetivo central de seu trabalho: a docência, a pesquisa e a extensão.
Nosso humor, nossa saúde e nossa capacidade de reflexão estão em jogo. Como afirma o texto que inaugura a seção: “O cotidiano do nosso trabalho na Universidade tem se mostrado cada vez mais fatigante. A todo momento, somos instados a mostrar quem somos e do que somos capazes.Vivenciamos a sensação de estar sempre aquém das exigências; e cada vez mais nos tornamos gerenciadores das parcas verbas para pesquisa.”
E mais: “Nesse contexto, ficam em segundo plano as atividades de ensino e extensão, ganhando prioridade as pesquisas que nos conduzam a muitos artigos publicados em curto espaço de tempo e em revistas pré-selecionadas. Cada vez mais trabalhamos de modo isolado, lutando e competindo por recursos, publicações, estudantes de pós-graduação e iniciação científica, que se engajem o mais rapidamente possível nos trabalhos de pesquisa para, assim, gerarem mais teses, mais artigos, contribuindo para uma melhor avaliação da Capes, para então garantir novos financiamentos… e, ufa!, assim vamos nós.”
A partir de agora, o docente encontrará em www.adusp.org.br textos que servirão de subsídio para essa discussão e para a resistência que se faz urgente.
Matéria publicada no Informativo nº 299
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A devastação ambiental do Instituto Butantan e a pergunta que não quer calar
- Estudantes são feridos em novo ataque da extrema-direita à USP, protagonizado pelo vereador Lucas Pavanato (PL) e seus seguranças
- Reitorias das universidades estaduais paulistas estão estudando como pagar os valores retroativos do “Descongela Já”, diz Segurado em primeira reunião do Co na nova gestão
- Tarcísio extingue mais de 5 mil cargos de pesquisa; Agricultura perde 2.800, Saúde 2.100 e Meio Ambiente 370, apesar da ordem do STF para recomposição do quadro na área ambiental
- Fórum das Seis indica percentual de recuperação de perdas salariais para negociação da data-base e discute pagamento dos retroativos do “Descongela Já” com técnicos do Cruesp