Segurança
Pelo fim da violência sexual e de gênero
26/02/2016 17h27
A Rede "Não Cala USP" divulgou petição (na forma de abaixo-assinado digital) pelo fim da violência sexual e de gênero, endereçada à Reitoria da USP, aos membros do Conselho Universitário e à professora Eva Blay, coordenadora da ONU para Mulheres.
A petição exorta a Reitoria a tomar "medidas efetivas de continuidade e efetividade" de processos de apuração já iniciados, que envolvem casos de violência sexual ocorridos na Faculdade de Medicina (FM) e na Faculdade de Medicina Veterinária (FMV).
Pede também a "priorização do enfrentamento dos problemas" existentes no Conjunto Residencial (Crusp), de modo que este "se torne exemplar de novas abordagens e procedimentos efetivos contra a violência sexual e de gênero no cotidiano universitário", bem como "a criação de mecanismos e espaços de denúncia, apuração e responsabilização, marcados por cuidado e sigilo".
O documento manifesta a indignação e a perplexidade das participantes da Rede "diante do relatório da CPI da violência nas universidades, que registra a violência nas universidades estaduais paulistas, inclusive na USP".
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida
- PRIP recebe movimentos e entidades representativas da comunidade para discussão de encaminhamento de casos de violência na USP