Conjuntura Política
CNJ acolhe iniciativa persecutória do presidente do TST, Ives Gandra Filho, contra os juízes do trabalho Jorge Luiz Souto Maior e Valdete Souto Severo
Contrariado face à publicação de artigo que se contrapõe a uma publicação anterior de sua autoria em favor da reforma trabalhista, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, apresentou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reclamações disciplinares contra os magistrados Jorge Luiz Souto Maior e Valdete Souto Severo, os quais possuem diferentes vínculos com a USP.
Jorge Luiz Souto Maior é jurista, doutor em Direito do Trabalho pela USP e professor livre docente de Direito do Trabalho Brasileiro na Faculdade de Direito da USP. É juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí. Valdete Souto Severo é doutora em Direito do Trabalho pela USP, juíza do trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP) e da Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Direito do Trabalho e Previdência Social, bem como professora e diretora da Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul.
Mesmo tendo a Corregedoria da 4aRegião, à qual se vincula o juiz Souto Maior, se manifestado pelo arquivamento do procedimento, diante do inequívoca liberdade e do direito dos juízes de opinarem sobre temas da sua competência, a Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ desconsiderou essa manifestação e determinou a instauração do processo contra os autores do artigo o que, caso prospere, poderá prejudicar suas carreiras.
Muitas personalidades dentro e fora do mundo jurídico, com destaque para as Associações dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4a, 6ae 15aRegiões, já denunciaram a gravidade da enviesada iniciativa em curso no CNJ e pronunciaram-se em defesa da independência funcional e da liberdade de expressão dos magistrados atacados.
Para a Diretoria da Adusp, essa iniciativa depõe contra o CNJ e sua alegada função de “contribuir para que a prestação jurisdicional seja realizada com moralidade, eficiência e efetividade em benefício da Sociedade”, razão que a leva a somar a sua voz contra essa grave tentativa de intimidação e prestar a mais irrestrita solidariedade aos professores Souto Maior e Valdete Severo.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Reitoria pretende reeditar Estatuto do Docente, para subordinar CERT à Comissão Permanente de Avaliação; instituir nova instância avaliatória do regime probatório, a “CoED”; e ampliar de 6 para 18 o repertório de perfis docentes
- Confira aqui a nova vitória da Adusp no TJ-SP contra a tese da Reitoria de “prescrição” da ação da URV, e outros andamentos recentes do caso
- Por falta de quórum qualificado na reunião do Co, reitor Carlotti Jr. retira de pauta “pacote” da avaliação; no debate, vice-reitora reage às várias críticas e ainda diz que “a CERT tinha razão”