Defesa da Universidade
Da inovação pedagógica ao desafio de formar gerontólogos
Publicamos nesta edição mais um texto sobre os novos cursos da USP, dando continuidade à série iniciada na edição 326 do Informativo Adusp. O texto a seguir explica as finalidades do curso de graduação em Gerontologia da EACH e é de autoria da professora Ângela Maria Machado de Lima Hutchison.
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O primeiro curso de graduação em Gerontologia do Brasil, com grau de bacharelado, opera desde 2005 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH). O desafio da mais nova unidade da USP, organizada a partir do princípio da interdisciplinaridade e que conta com 10 cursos, é a inovação pedagógica, ao buscar atender às emergentes necessidades sociais do país, relativas à formação de profissionais com perfis, competências e habilidades multidisciplinares.
No caso específico de Gerontologia, o curso foi criado com intuito de formar profissional competente para atender às necessidades dos que envelhecem, tendo como base o envelhecimento da população brasileira e a consulta realizada pela USP à comunidade residente na Zona Leste quando proposta, em 2003, a instalação da EACH, então projeto USP Leste. O resultado da consulta apontou importante interesse da população local em um curso voltado para a problemática do envelhecimento, dos idosos e de suas necessidades.
Em consonância com a inovação pedagógica proposta pela EACH, o projeto pedagógico do curso de Gerontologia se inspirou no modelo integrativo de matriz curricular, proposição indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) para as instituições de ensino superior há cerca de uma década.
Em grandes linhas, esses estudantes são formados para atuar como gestores de atenção em Gerontologia. O curso oferece também a possibilidade de que eles desenvolvam carreira acadêmica, ou de pesquisa, nas diversas áreas que compõem o campo das ciências que estudam o envelhecimento humano.
Generalista
Esses objetivos gerais se traduzem em disciplinas e atividades práticas contidas na estrutura curricular (ou projeto político-pedagógico) do curso de Gerontologia, apresentada, em síntese, a seguir. Essa estrutura organiza-se em oito semestres com disciplinas de três grandes áreas; e oferece aos estudantes formação integral sobre o processo de envelhecimento humano (individual e populacional) e a velhice, buscando integrar conhecimentos e práticas oriundas das ciências biológicas, psicológicas, sociais e sociais aplicadas (assistência social e gestão). O profissional egresso desse curso, o gerontólogo, atua como gestor de organizações, formulador de políticas públicas para o envelhecimento saudável, gestor de casos, além de contribuir com a produção de conhecimentos científicos no campo da Gerontologia.
Sabemos que no campo da Gerontologia intervenções no campo da saúde, da assistência social e de outras áreas já são realizadas, há algumas décadas, por equipes multiprofissionais compostas por especialistas. Tal configuração especializada, porém, tem se demonstrado insuficiente no que se refere à realização da gestão integral de organizações, casos, políticas e recursos. Pesquisas e experiências nacionais e internacionais indicam que a gestão integral favorece o planejamento, a execução e a avaliação de ações, sobretudo por seu potencial de promover a melhor adequação possível de recursos às sofisticadas necessidades e serviços oferecidos.
O desafio da EACH é formar o gerontólogo com competência generalista e habilidade para atuar como articulador de ações e contribuir para aprimorar as teorias e as práticas gerontológicas vigentes.
Informativo n° 331
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