Defesa da Universidade
Fórum das Seis propõe ao Cruesp reunião para tratar da LC 173/2020 e dos planos de retorno
O Fórum das Seis reiterou, em novo ofício enviado ao Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) nesta terça-feira (9/2), a solicitação de uma reunião para tratar de vários tópicos – entre eles o planejamento das atividades acadêmicas e administrativas das universidades e do Centro Paula Souza em 2021 e a situação dos servidores técnico-administrativos frente aos planos de retorno das universidades, em especial na USP. Ofícios com o mesmo teor já foram enviados nos dias 17/11 e 30/11 do ano passado, sem que o Fórum tenha recebido resposta.
As entidades representativas de docentes, servidores e estudantes querem debater também as implicações, para as universidades estaduais paulistas, do entendimento do TJ-SP, explicitado em ação ajuizada pela Adusp, de que as universidades não se submetem ao “regramento da Lei Complementar 173/2020, aplicável apenas aos entes políticos”.
Na mesma decisão, prossegue o Fórum, “o TJ-SP destaca que a USP, no caso em questão, ‘goza de autonomia administrativa que a autoriza, por meio da conveniência e oportunidade, a decidir se prossegue com os concursos já abertos ou abre novos certames para a contratação de novos professores a fim de repor as vacâncias existentes’”.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” perde professor Elmir de Almeida, “ser de coração leve e revolucionário”, e decreta luto oficial por 3 dias
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor