Defesa da Universidade
Nossa Caixa: dúvidas permanecem
|
Os jornais de 2/9 publicaram anúncio da Nossa Caixa, destinado ao funcionalismo público. O texto informa que, em setembro, agências do banco, em número não especificado, “vão funcionar aos sábados, das 10 às 16 horas, somente para abrir sua conta corrente”, e fala em “tratamento exclusivo” para esses novos correntistas.
Para os docentes e funcionários técnico-administrativos da USP que pensam em transferir suas contas do Banespa para a Nossa Caixa, porém, as dúvidas persistem. Continua sendo incompreensível que a Nossa Caixa — que sabe há anos que, a partir de 2007, haveria migração das contas — não tenha se preparado para isso com a reforma da agência do campus da USP na capital, que não tem capacidade para receber milhares de novos correntistas. Dos campi do interior, sequer chegam informações a respeito.
Diversos bancos privados decidiram, em 2005, construir agências no campus, no entorno das agências da Nossa Caixa, do Banco do Brasil e do Banespa. Mesmo diante dessa movimentação que criou um “enclave bancário” privado, a Nossa Caixa permaneceu inerte. Enquanto isso, o Banespa tomava iniciativas para conter a possível evasão de correntistas, abrindo para estes a possibilidade de manter contas nas duas instituições (Banespa e Nossa Caixa) sem ter que arcar com o ônus financeiro das transferências de dinheiro entre uma e outra. (Esta possibilidade, contudo, passa a ser legalmente contemplada, a partir de 2007, pelo “pacote” anunciado em 6/9 pelo Banco Central para tentar baixar os juros bancários).
A agência da Nossa Caixa ocupa hoje 400 m2, mas dispõe de um espaço total de 1.200 m2, de modo que obras de ampliação poderiam melhorar muito as instalações do prédio. Para contornar o problema, a Nossa Caixa, nos entendimentos que vem mantendo com a USP, ofereceu a instalação de postos nas unidades, para descentralizar o atendimento.
Há semanas o Informativo Adusp vem solicitando à Nossa Caixa uma entrevista, com o intuito de esclarecer as dúvidas suscitadas pelo processo de migração das contas. A entrevista vem sendo adiada pela direção do banco.
Matéria publicada no Informativo nº 221
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Transição de ICMS para IBS e definição de novo formato de financiamento embutem riscos para as universidades estaduais paulistas
- Integrantes de 13 congregações já receberam a “Carta Aberta” da Adusp sobre a resistência da Reitoria a cumprir decisão judicial referente à URV
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- USP continua a protelar cumprimento de sentença referente à URV, e Adusp encaminha carta ao Conselho Universitário e às congregações, pedindo que intercedam por beneficiários(as)
- STJ acata “habeas” de Carlos Luque, presidente da FIPE, e tranca ação penal por fraude em licitação na Imprensa Oficial