Defesa da Universidade
O Setor das IEES/IMES se reúne
Após um período durante o qual as Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES) não tiveram muitas ocasiões para a construção de suas lutas conjuntas, foram realizados com regularidade nos últimos anos encontros que permitiram um importante avanço organizativo do Setor, que conta hoje com mais de 40 Associações Docentes (AD) filiadas ao Andes-SN em todo o país.
Em 2011, aconteceram dois Encontros das IEES/IMES, o primeiro organizado com a contribuição da Aduneb em Salvador, e o segundo, com a participação da Asduerj, no Rio de Janeiro. No ano passado, ficou estabelecido que os encontros seriam realizados preferencialmente em Brasília, onde a coordenação do Setor pode melhor preparar os eventos e os participantes podem chegar com menor custo e maior facilidade.
Os últimos encontros foram sempre precedidos de reuniões para que os próprios representantes das AD pudessem deliberar sobre formato e temas. Nos dias 5/4 e 6/4, aconteceu a reunião preparatória para o XI Encontro das IEES/IMES, a ser realizado em Brasília de 27/9 a 29/9/13.
Os principais temas de interesse continuam sendo financiamento, autonomia, democracia e carreira, presentes na maioria dos eventos já realizados, mas que representam ainda demandas que não foram plenamente consolidadas, o que justifica sua presença nos debates atuais. Além disso, as experiências das IEES/IMES são muito diferentes entre si, podendo ser de grande relevância a troca e os relatos de lutas nas quais em algumas universidades se conseguiram avanços ainda não presentes em outras.
Na reunião, decidiu-se que uma mesa-redonda abordará a questão da federalização de IEES/IMES e sua relação com o tema do financiamento, a partir de dados apresentados pelo Dieese, mas também do ponto de vista histórico-político e jurídico. Estão previstos, em seguida, painéis com a exposição de experiências relativas a carreira e democracia nas IEES/IMES. Haverá, além disso, grupos de trabalho que discutirão os três temas e poderão elaborar propostas, que serão analisadas na reunião plenária final.
Na reunião discutiu-se o Dia Nacional de Luta das IEES/IMES que, por deliberação do 32º Congresso do Andes SN, está marcado para o próximo 29/5, data essa que permite intervir nas assembleias legislativas dos diferentes estados em período próximo à aprovação de suas respectivas leis de diretrizes orçamentárias (LDO). Ficou decidido que serão preparados e distribuídos panfletos e cartazes que explicam a importância do financiamento de universidades e educação pública.
Finalmente, foram discutidas a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e a recém-criada “Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais”, pensando nas implicações dessas políticas para as universidades públicas.
Os participantes relataram, em seguida, como estão organizando sua participação na Marcha Nacional do dia 24/4, em Brasília, que, entre outras reivindicações, cobra a defesa de educação e saúde pública, a revogação da reforma da previdência e a não adesão dos Hospitais Universitários a Ebserh (o manifesto completo se encontra no link: http://goo.gl/Pxsvk).
Informativo nº 361
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A constante espada sobre nossas cabeças
- Depois de anular concurso que escolheu professora negra, USP publica novo edital para a mesma vaga; Érica Bispo entra na Justiça para garantir sua contratação
- Projeto de Tarcísio para fechar a FURP “atende a conluio com grandes farmacêuticas e mercado imobiliário”, denuncia bancada do PT na Alesp
- Congregação da FFLCH rompe convênio com a Universidade de Haifa
- “Debates” organizados pela Comissão Eleitoral não admitem perguntas entre as chapas que concorrem à Reitoria da USP, e descartam temas centrais como democratização e financiamento