Defesa da Universidade
Periódico eletrônico internacional publica retratação e acusa de plágio o grupo de Andreimar e Suely Vilela
O periódico eletrônico Biochemical Pharmacology, que publicou, em 2008, artigo acusado de plágio, acaba de publicar a retratação, reconhecendo a procedência das denúncias. O artigo em questão é assinado por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto liderado pelo professor Andreimar Soares e do qual faz parte a professora Suely Vilela, então reitora da USP. O caso foi publicado, em primeira mão, pela edição 296 do Informativo Adusp.
O artigo do grupo de Andreimar reproduz três imagens colhidas em microscópio eletrônico idênticas às que constam de outro artigo, publicado em 2003 na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy (v. 47, nº 6), por Angela Hampshire Lopes e seu grupo da UFRJ. Certas passagens do artigo de 2008 são quase integralmente copiadas do artigo de 2003, não havendo qualquer referência ao trabalho anterior e aos seus autores.
De acordo com Biochemical Pharmacology, “os autores plagiaram figuras transmitidas por microscópio eletrônico publicadas por outros em Antimicrobial Agents and Chemotherapy, 47 (2003) 1895–1901” e portanto “este artigo representa um grave abuso do sistema de publicações científicas”. “A comunidade científica adota uma visão muito severa desta matéria e nós pedimos desculpas aos leitores do jornal por esse incidente”.
Informativo nº 306
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Perda salarial de pesquisadores científicos dos institutos estaduais soma 54% desde 2013, e APqC cobra do governador reajuste “digno e imediato”
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC