Defesa da Universidade
Plenária dos três setores cria comando para encaminhar construção de planos sanitários e educacionais na USP
A criação de um comando aberto com participação de docentes, estudantes e servidora(e)s técnico-administrativa(o)s para encaminhar propostas para a construção dos planos sanitários e educacionais a serem adotados quando da retomada das atividades presenciais foi uma das deliberações aprovadas na plenária dos três setores da USP, na manhã desta quinta-feira (24/6).
A plenária, com a pauta de “Defesa da USP, melhores condições de trabalho e estudo, permanência estudantil, recomposição salarial e de pessoal, plano sanitário e educacional”, foi uma das atividades do dia de paralisação em defesa da universidade organizado pelos três setores.
A reunião também aprovou a participação no ato programado para esta sexta-feira (25/6), às 14h, na Ágora do Conjunto Residencial da USP (Crusp), com o tema “Quem entrou quer permanecer!”.
Os três setores apoiaram nova paralisação, com indicativo de greve, no dia 15/7, quando ocorre reunião do Fórum das Seis com o Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). Outra reivindicação é a retirada da Polícia Militar dos campi da USP.
A plenária aprovou ainda a participação dos setores nos atos contra o governo Bolsonaro marcados para o dia 24/7, além do encaminhamento de moções de apoio à luta da(o)s metroviária(o)s e em defesa das universidades federais.
As graves questões envolvendo saúde mental e permanência estudantil, que têm motivado diversas mobilizações na universidade, foram um dos temas da plenária, que deliberou cobrar políticas institucionais efetivas em relação a esses temas.
Os representantes dos três setores aprovaram o apoio, a assinatura e a divulgação dos seguintes documentos:
- Manifesto da Frente USP Democrática e Solidária;
- Carta de docentes negras e negros: “Por Respeito à Diversidade na USP”;
- Nota de repúdio do Diretório de Educação Física e Saúde (DAEFS) acerca do ensino remoto;
- Manifesto do Instituto de Biociências sobre violência de gênero.
Ainda nesta quinta, às 19h, a Associação dos Pós-Graduandos da USP de São Carlos realiza o evento “Acolhimento Psicossocial: Como manter a saúde mental na pandemia?”, no endereço virtual http://fb.com/apguspsaocarlos.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC