Fundações
Professor Raw não procurou a Adusp
O professor Isaias Raw, presidente da Fundação Butantan, publicou artigo no Jornal da USP, edição 781 (de 23 a 29/10), p. 2, em que critica a Revista Adusp e a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. “Sem direito ao contraditório ou a resposta, tenho que recorrer ao Jornal da USP para contestar uma parte do incrível número de afirmações levianas com que a Revista Adusp (edição de setembro de 2006), da Associação dos Docentes da USP, mais uma vez desinforma o quadro de professores e pesquisadores”, diz o professor Raw no seu artigo, intitulado “Institutos públicos sob ameaça”.
O editor da Revista Adusp enviou carta ao Jornal da USP, em 26/10, para esclarecer aos leitores daquele jornal que nem a Revista Adusp, nem o Informativo Adusp foram procurados pelo professor Raw — em momento algum. Não recebemos telefonema, nem carta, nem mensagem eletrônica do professor com solicitação para que publicássemos qualquer texto seu. Também não houve contato pessoal entre o professor e dirigentes ou funcionários da Adusp.
Consideramos relevante lembrar que a edição de setembro da Revista Adusp sequer faz menção ao professor. A matéria por ele contestada, “Institutos públicos de pesquisa sob ameaça” (p. 54), cita o Instituto Butantan duas vezes: a primeira na legenda, elogiosa, de uma fotografia da instituição: “IPPs [institutos públicos de pesquisa] como o Butantan gozam de reconhecimento internacional” (p. 56), e a segunda numa lista dos institutos de pesquisa pertencentes ao Estado (p. 62), sem qualquer comentário.
Quanto à opinião do professor sobre o conteúdo da reportagem, trata-se de um ponto de vista pessoal, que certamente não coincide com as posições de boa parte da comunidade de pesquisadores científicos, que teve a oportunidade de manifestar-se nas páginas da revista.
Matéria publicada no Informativo nº 225
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida
- PRIP recebe movimentos e entidades representativas da comunidade para discussão de encaminhamento de casos de violência na USP