Fundações
Professor Raw não procurou a Adusp
O professor Isaias Raw, presidente da Fundação Butantan, publicou artigo no Jornal da USP, edição 781 (de 23 a 29/10), p. 2, em que critica a Revista Adusp e a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. “Sem direito ao contraditório ou a resposta, tenho que recorrer ao Jornal da USP para contestar uma parte do incrível número de afirmações levianas com que a Revista Adusp (edição de setembro de 2006), da Associação dos Docentes da USP, mais uma vez desinforma o quadro de professores e pesquisadores”, diz o professor Raw no seu artigo, intitulado “Institutos públicos sob ameaça”.
O editor da Revista Adusp enviou carta ao Jornal da USP, em 26/10, para esclarecer aos leitores daquele jornal que nem a Revista Adusp, nem o Informativo Adusp foram procurados pelo professor Raw — em momento algum. Não recebemos telefonema, nem carta, nem mensagem eletrônica do professor com solicitação para que publicássemos qualquer texto seu. Também não houve contato pessoal entre o professor e dirigentes ou funcionários da Adusp.
Consideramos relevante lembrar que a edição de setembro da Revista Adusp sequer faz menção ao professor. A matéria por ele contestada, “Institutos públicos de pesquisa sob ameaça” (p. 54), cita o Instituto Butantan duas vezes: a primeira na legenda, elogiosa, de uma fotografia da instituição: “IPPs [institutos públicos de pesquisa] como o Butantan gozam de reconhecimento internacional” (p. 56), e a segunda numa lista dos institutos de pesquisa pertencentes ao Estado (p. 62), sem qualquer comentário.
Quanto à opinião do professor sobre o conteúdo da reportagem, trata-se de um ponto de vista pessoal, que certamente não coincide com as posições de boa parte da comunidade de pesquisadores científicos, que teve a oportunidade de manifestar-se nas páginas da revista.
Matéria publicada no Informativo nº 225
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ministério Público ajuíza ação por improbidade administrativa contra a USP, que mantém nos cargos docentes com mais de 75 anos
- USP continua a protelar cumprimento de sentença referente à URV, e Adusp encaminha carta ao Conselho Universitário e às congregações, pedindo que intercedam por beneficiários(as)
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Cerimônia na FFLCH homenageou 14 ex-estudantes que a Ditadura Militar executou, mas a Reitoria esqueceu-se de diplomar Antonio Benetazzo!
- Reitor pede à 13ª Vara da Fazenda Pública para ser excluído da ação do MP-SP contra a permanência da vice-reitora no cargo após completar 75 anos