A realização do SIICUSP de 2014, “sob nova direção”, evidencia que o projeto em curso é, de fato, transformar a USP numa ilha de excelência, conforme “orientação” do sr. Schwartzman em entrevista à revista Época. Mas, talvez, a “nova direção” não tenha competência suficiente para estabelecer esse projeto.

Em março de 2014, em reunião da PRP com as Comissões de Pesquisa das unidades, ainda não havia definições sobre o evento, sob a alegação de que a nova equipe estaria se estruturando diante das novas atribuições. Nesse encontro ficou definido que o tema seria retomado em reunião do dia 11 de junho. Transferir a discussão do evento de março para junho, considerando que em anos anteriores o evento ocorria no mês de outubro, já sugere que alguns encaminhamentos não seriam, de fato, discutidos, mas, antes, decididos no âmbito da própria PRP, sem a participação efetiva das Comissões locais ou até mesmo da comissão organizadora do evento. A reunião prevista para 11 de junho foi cancelada sob a justificativa de que o edifício da Administração Central da Universidade estava “fechado”.

Em julho fomos surpreendidos com as novidades do SIICUSP 2014: novos prazos para inscrição e novo formato, que envolve duas etapas. A primeira fica sob responsabilidade de cada unidade. Isto é o que provavelmente a atual gestão da USP entende por “maior autonomia”: transferência de responsabilidades e dos custos correspondentes, às Unidades cujos recursos foram significativamente cortados neste ano. Como já em curso em outros níveis da educação pública, trata-se da “autonomia do abandono”. Nesta etapa, serão selecionados entre 10 e 15% dos participantes de cada Unidade da USP e entre 10% e 15% dos participantes externos à USP, para participar da 2a. Etapa, que acontecerá no campus Butantã, na forma de uma “Mostra Pública dos Destaques 2014. No ícone “programação” da página do evento, ao apresentar a 2ª etapa destaca-se a “participação de convidados internacionais”. Uma lógica pretensamente meritocrática, que já existia com a premiação de estudantes nas edições anteriores do SIICUSP, agora se apresenta já na assim chamada “1ª Etapa”. Enfatiza-se a perspectiva da exclusão, a lógica de que o “melhor” é para poucos. Como se a ciência não fosse o fruto de um trabalho árduo, persistente e coletivo, mas sim o produto de algumas mentes iluminadas que, por isso, merecem todo o destaque.

Finalmente, resta considerar que os gestores atuais que tanto defendem a excelência, cometem um equívoco que chega a ser risível: um evento com apresentações locais, por unidade, e “participação de convidados internacionais” apenas na segunda etapa não pode, de forma alguma, ser designado como “internacional”. Que assumam, então, o rebaixamento do SI(?)ICUSP, expresso na forma como ele acontecerá e no próprio nome dado ao evento, sem nenhum pudor: Mostra Pública dos Destaques 2014.

Ribeirão Preto, 22 de julho de 2014.

 

Comissão de Mobilização
Adusp Regional Ribeirão Preto

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!