Defesa da Universidade
Sintusp e estudantes promovem ato em 19/4
No último dia 14/4, em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores (Sintusp), foi deliberada a realização de um ato no dia 19/4 às 12 horas, em frente à Reitoria, durante a reunião do Conselho Universitário. A atividade será conjunta com os estudantes, que também incluíram nas suas pautas a defesa da carreira dos docentes da USP. As bandeiras do ato são:
- Pauta Unificada do Fórum das Seis
- Contra o desmonte da USP
- Contra a ordem de despejo da sede do Sintusp
No dia 6/4, a Codage, órgão da Reitoria, notificou a entidade a desocupar o imóvel no prazo de 30 dias.
Manifesto
A propósito da ameaça de despejo, além de publicar manifestação do Fórum das Seis e matéria no Informativo Adusp 416, a Adusp assina o documento “Manifesto em Defesa do Direito de Organização Sindical contra a Ordem de Desocupação da Sede do Sintusp”, cuja íntegra é a seguinte:
A Reitoria da Universidade de São Paulo emitiu, em 6 de abril de 2016, uma notificação ao Sindicato dos Trabalhadores da USP para que realizasse, em até 30 dias, a desocupação do espaço que abriga sua sede desde sua fundação, e serve à organização dos trabalhadores desde a década de 1960. A tentativa unilateral e repentina de despejo desse sindicato fere a organização dos trabalhadores, a efetivação de seu direito de associação sindical, e a tradição democrática que a universidade deve ter e preservar.
Causam grande preocupação os objetivos dessa medida e o fato de que venha desacompanhada de qualquer justificativa razoável, de tentativa de diálogo ou de reconhecimento da importância das instalações do Sintusp para a efetivação do direito de organização dos trabalhadores.
O Sintusp tem, ainda, denunciado no último período um aumento por parte da Reitoria do número de processos judiciais contra seus diretores e ativistas por participação em manifestações sindicais e políticas; a restrição das liberações de funcionários e representantes para participação em atividades sindicais; a retirada de todas faixas e materiais de difusão visual afixados mesmo em locais anteriormente acordados; e até o bloqueio das vias de acesso de sua sede em dias de manifestações.
Frente a isso, nos manifestamos contra a ordem de desocupação da sede do Sintusp e contra quaisquer medidas que violem o pleno exercício do direito democrático de organização sindical dos trabalhadores.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- No apagar da gestão Carlotti Jr.-Nascimento Arruda, “reitoráveis” se movimentam em busca de apoios; Comissão Eleitoral está designada, mas ainda não definiu calendário
- Carlotti Jr. convoca Co extraordinário para votar em 6/8 proposta de mudança em concursos docentes; em nota, Diretoria da Adusp critica pressa e pede mais prazo para discussão do tema
- Secretário da Educação é ex-diretor e acionista de empresa que tem contratos com o Estado; em livro, Renato Feder já defendeu privatização total dos serviços públicos
- Política afirmativa em vigor nos concursos da USP é “ineficaz” e precisa ser urgentemente reformulada, propõe Coletivo de Docentes Negras e Negros
- Adusp reforça suas contribuições ao debate sobre concursos públicos para docentes, e exorta Reitoria a ampliar prazos: “Pressa em aprovar mudanças fere a democracia”