Democracia na USP
Calourada do DCE discute poder na universidade
A calourada unificada, atividade de recepção dos calouros de 2008 realizada pelo DCE em 28/02, teve como tema “O poder na universidade e o poder da universidade”. Segundo Joana Salem, diretora do DCE, a entidade pretendia com este tema “antecipar as discussões sobre a alternativa do V Congresso da USP como espaço democrático de reflexão sobre a universidade”.
“Uma das mais importantes implicações da defesa da autonomia universitária no processo da ocupação da Reitoria da USP foi a indagação: afinal, quem de fato exerce esta autonomia universitária? O Conselho Universitário tem menos de 1% da comunidade acadêmica e grande parte dos membros está comprometida com fundações privadas. O carreirismo dentro da USP é um grande problema, que atrela de maneira antidemocrática o mérito acadêmico ao poder político”, disse Joana.
A primeira atividade da Calourada contou com a presença do presidente da Adusp, professor Otaviano Helene, que falou do poder das instituições privadas de ensino superior com seus fortes lobbies no Congresso e no MEC. Ele ainda mencionou outros dois poderes: o das grandes corporações e o da mídia.
Opinião
“Achei muito importante socializar e debater problemas da universidade com pessoas diferentes, de outros cursos”, disse Ewelyn Regina de Souza, caloura do curso de Enfermagem. Ela assistiu à palestra “Universidade para Todos? Acesso à Universidade e Exclusão ao Conhecimento”, que abordava o ingresso por meio dos vestibulares e a exclusão de alunos de escola pública e de negros.
Duas palestras da Calourada atraíram um número grande de estudantes: “América Latina e Imperialismo” e “Hegemonia da mídia e Produção de Conhecimento”. Como atividade final, foram realizados shows na Praça do Relógio, ao quais compareceram cerca de 3 mil pessoas.
Matéria publicada no Informativo nº 253
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” afasta professor por 180 dias, após apuração preliminar, e PAD contra ele investiga acusações de assédio sexual
- “Código de Conduta” da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atropela Constituição e impõe censura e “mordaça” ao funcionalismo da pasta estadual
- Trabalhadora terceirizada do IAG morre durante a jornada laboral, mas direção da unidade não suspende atividades; “chocante”, diz Sintusp
- Fiesp ensaia retomar ofensiva em favor da PEC 32
- Nesta terça (18/3), Adusp realiza Assembleia Geral para discutir data-base e campanha de filiação. Participe!