Democracia na USP
Candidato a reitor, Vahan marca agenda em Bauru em 21/9, antes do início oficial da campanha. Depois, recua e adia “visita”
O uso da “máquina” da Reitoria no processo de sucessão reitoral tornou-se evidente, justamente no exíguo intervalo de uma semana (15/9 a 22/9) reservado para a inscrição das chapas de candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a) da USP, conforme estipulado na Resolução 7.385/2017.
Antes mesmo de encerrar-se o prazo de inscrição de chapas — e portanto antes do anúncio oficial, a cargo da Comissão Eleitoral, da relação de chapas aptas a disputar o processo de escolha, anúncio esse previsto para 25/9 — o atual vice-reitor Vahan Agopyan decidiu assumir a condição de candidato a reitor e lançar-se em campanha, tendo como companheiro de chapa o atual pró-reitor de Graduação, Antonio Hernandes.
Coube à diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), professora Maria Aparecida Moreira Machado, convidar Vahan e Hernandes a “visitar” o campus de Bauru.
No dia 19/9, Maria Aparecida utilizou o mailing eletrônico da FOB para convidar a “comunidade uspiana” a “prestigiar a visita dos professores doutores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes, candidatos à Reitoria e Vice-Reitoria [sic] da Universidade de São Paulo”, a realizar-se em 21/9. O convite trouxe diferentes horários, conforme as categorias: às 9h00 docentes, 10h45 servidores da FOB, 11h30 alunos, 14h30 servidores do HRAC e 15h15 servidores da Prefeitura do campus. Toda a agenda seria cumprida no auditório da faculdade, no Bloco Didático 3.
“Outra data”
No dia seguinte, porém, a agenda eleitoral de Vahan foi “adiada”, segundo comunicou Maria Aparecida em nova mensagem. “O motivo foi o fato do Magnífico Reitor, prof. Marco Antonio Zago, estar em viagem institucional ao exterior, não havendo tempo para descompatibilizá-los [sic] dos cargos que ocupam. Esta visita ocorrerá em outra data que oportunamente será comunicada à nossa comunidade”.
Em 26/9, novo convite foi enviado pelo mailing da FOB, remarcando a “visita dos candidatos a reitor e vice-reitor” para o dia 2/10.
Maria Aparecida é fiel apoiadora da atual gestão da Reitoria, tendo-se declarado, em reuniões oficiais, como “interventora do reitor” no HRAC, cuja desvinculação da USP apoiou, em agosto de 2014. Participou da recente criação, em tempo recorde, do curso de Medicina da FOB.
Por outro lado, parece que o açodamento será a marca desta campanha reitoral, bem nos moldes do que foi a gestão iniciada em 2014. Será que somente na véspera da agenda é que Vahan percebeu que precisaria, antes, desincompatibilizar-se (ou “descompatibilizar-se”, no vocabulário de Maria Aparecida)?
Começa bem, o candidato de M.A. Zago.
Informativo nº 441
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” perde professor Elmir de Almeida, “ser de coração leve e revolucionário”, e decreta luto oficial por 3 dias
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Projeto que descongela contagem de tempo da pandemia deve ser votado no Senado na próxima terça-feira (16/12)
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março