Democracia na USP
Comissão da Câmara dos Deputados aprova eleição direta para reitores e diretores
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, em 1/6, projeto de lei que estabelece a eleição direta para escolha de reitores, vice-reitores e diretores das instituições públicas de educação superior.
Segundo a Agência Câmara de Notícias, “participarão da votação os professores, alunos e funcionários técnico-administrativos, nos termos do disposto em seus estatutos e regimentos”. Por ter sido alterada na Câmara, a proposta, que tramitou em caráter conclusivo, retorna para o Senado.
O projeto determina ainda que o órgão colegiado máximo das instituições públicas de educação superior terá 2/3 dos assentos ocupados por membros da comunidade acadêmica e 1/3 por representantes da sociedade civil local e regional. Nos “demais órgãos colegiados e comissões, os professores ocuparão 70% dos respectivos assentos, inclusive nos que tratarem de elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes”.
Avanço
Propostas de mudança do Estatuto da USP que apontam na direção de democratizar a estrutura de poder da universidade foram encaminhadas pela direção da Adusp a todos os membros do Co, não tendo sido objeto de discussão até o momento.
Informativo n° 327
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ministério Público ajuíza ação por improbidade administrativa contra a USP, que mantém nos cargos docentes com mais de 75 anos
- USP continua a protelar cumprimento de sentença referente à URV, e Adusp encaminha carta ao Conselho Universitário e às congregações, pedindo que intercedam por beneficiários(as)
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Cerimônia na FFLCH homenageou 14 ex-estudantes que a Ditadura Militar executou, mas a Reitoria esqueceu-se de diplomar Antonio Benetazzo!
- Reitor pede à 13ª Vara da Fazenda Pública para ser excluído da ação do MP-SP contra a permanência da vice-reitora no cargo após completar 75 anos