Democracia na USP
Manifestação da Assembleia da Adusp sobre a ocupação da reitoria
O edifício da administração, que abriga a sala de reuniões do Conselho Universitário, encontra-se ocupado por estudantes que reivindicam a abertura de negociação com a reitoria, por questionarem o modo como suas propostas foram tratadas pela administração da universidade, o fato de que conselheiros que saíram do recinto não terem podido retornar durante a reunião de 01/10 e pela decisão de que a reunião não seria aberta.
Este episódio se deu no bojo de contínuo e crescente distanciamento da atual gestão com relação a procedimentos de interlocução efetiva e democrática com a comunidade acadêmica.
Neste contexto, a Diretoria da Adusp vem a público declarar que a pauta dos estudantes quanto à necessidade de democracia na universidade é legítima, comum e histórica; que o momento exige postura de negociação e diálogo, não se justificando as iniciativas jurídicas da reitoria quanto ao ocorrido, antes de buscar qualquer diálogo com os estudantes e, ainda menos, qualquer intervenção policial que só fará agravar a situação de autoritarismo vigente.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Embora proibido por lei, trote continua ocorrendo na Esalq. Procurada, diretoria não se pronuncia
- Movimento SOS Instituto Butantan realiza plenária nesta quinta-feira (8 de maio) para debater ações contra derrubada de mais de 6,6 mil árvores
- Homenagem da Adusp a João Zanetic (1943-2024) será no dia 6 de maio (terça), às 19h, no Instituto de Física
- Eleições Adusp e Andes-SN 2025
- Nesta quarta e quinta (7 e 8/5) haverá as eleições para o Andes-Sindicato Nacional e a Diretoria da Adusp