Ditadura militar
Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos
| Daniel Garcia |
![]() |
| Após a inauguração, familiares e amigos decalcam os nomes inscritos no Monumento |
A Prefeitura de São Paulo inaugurou em 9/12, na véspera da divulgação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), o Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, erguido no Parque do Ibirapuera. Projetado pelo arquiteto Ricardo Ohtake, o Monumento registra os nomes de mais de 400 vítimas da Ditadura Militar (1964-1985). Participaram da inauguração, além do prefeito Fernando Haddad e da ministra Ideli Salvatti (da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), o senador Eduardo Suplicy, os membros da CNV José Carlos Dias e Maria Rita Kehl e o deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão Estadual da Verdade.
Entre os muitos familiares de vítimas, compareceram a professora Vera Paiva (IP-USP), filha do ex-deputado federal Rubens Paiva, desaparecido em 1971, e Helenalda Nazareth, irmã de Helenira Rezende, aluna da USP desaparecida em 1972 no Araguaia.
| Daniel Garcia |
![]() |
| Helenalda Nazareth e Laura Petit, familiares de vítimas da Ditadura Militar |
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Equipe de docentes e estudantes do curso de jornalismo da ECA fará checagem de fatos em tempo real, durante debate desta sexta (23) na Globo entre Lula e Bolsonaro
- Docentes da USP engajam-se na campanha pela reeleição do presidente Lula; nesta quinta, 22, haverá panfletagem no metrô Butantã
- PEC 32/2020, maior retrocesso da administração pública brasileira na história da República
- Relatório final da CPI da Pandemia, em 2021, indiciou Jair Bolsonaro, Pazuello, Queiroga e membros do “gabinete paralelo”, inclusive Paolo Zanotto (ICB)
- Extraordinária mobilização popular e centralidade das pautas trabalhistas e sociais deram vitória a Lula, em “virada” histórica

