Governo do Estado
Fórum das Seis solicita reunião com secretário Vahan Agopyan para debater reforma administrativa de Tarcísio e financiamento das universidades

O Fórum das Seis enviou no último dia 22/3 um ofício ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, ex-reitor da USP, no qual solicita agendamento de reunião, “o quanto antes possível”, para tratar de diversos assuntos.
Um dos temas da pauta é a relação do governo Tarcísio de Freitas-Felício Ramuth com as universidades estaduais paulistas e o Centro Paula Souza. As entidades querem discutir os possíveis impactos, nas instituições, da reforma administrativa que o governo estadual pretende realizar.
Em fevereiro, o governo criou um Grupo de Trabalho com o “objetivo de elaborar estudos e apresentar propostas de modernização e aperfeiçoamento da política de gestão de pessoas, no âmbito da Administração Pública estadual”. A resistência às estratégias neoliberais de desmonte do Estado contidas em propostas do tipo foi um dos eixos principais dos debates do 1º Encontro de Servidores e Servidoras Públicas de São Paulo, realizado no final de fevereiro.
Outro ponto a ser abordado na reunião com Vahan é o futuro do financiamento das universidades estaduais paulistas, do Centro Paula Souza e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dadas as perspectivas do encaminhamento de uma reforma tributária pelo governo federal.
Ainda nesse assunto, diz o ofício, “o Fórum das Seis quer discutir problemas detectados no atual mecanismo de repasse do ICMS às universidades, que desconsidera um conjunto de alíneas que são mantidas em relação aos municípios, e a insuficiência financeira, conforme o estabelecido na Lei 1.010/2007”.
O último ponto citado no ofício é a defesa da autonomia financeira, acadêmica e de gestão das universidades estaduais paulistas, conforme estabelece o Decreto 29.598/1989.
Carlotti e dois ex-reitores participam de assinatura de convênio em Paris
Nesta sexta-feira (31/3), Agopyan participou, em Paris, da assinatura de um acordo para a criação do Instituto Pasteur de São Paulo, associação privada “sem fins lucrativos” resultante da parceria da instituição francesa (também privada) com a USP, e cuja sede será a Cidade Universitária do Butantã.
Além do secretário, estiveram na cerimônia, na sede do instituto, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o ex-reitor M. A. Zago; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig; e o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.
A assinatura do acordo faz parte da agenda da chamada “Missão Europa” do governo do Estado, iniciada nesta semana, na qual Tarcísio e outros secretários estaduais têm realizado reuniões com empresas e organizações para oferecer oportunidades de parcerias público-privadas, entre outros negócios. Agopyan juntou-se ao grupo nesta quinta-feira (30/3), em Paris.
O governador chegou a ser internado em Londres para a retirada de um cálculo renal e voltou à comitiva também na quinta-feira.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Investigação da Receita Federal conclui que a Fundação Faculdade de Medicina remunera dirigentes, e aponta fraude tributária; entidade perde condição de “filantrópica” e recorre
- Embora parado na Alesp, projeto de lei 770/2021, que propõe criar “Fundação Pró-Iamspe”, causa alarme no funcionalismo público estadual
- SOS Butantan procura vereadores(as) para tentar barrar projeto que autoriza construção de edifícios na área do instituto; poluição sonora adoece moradores(as) da vizinhança
- Duas decisões judiciais suspendem contratação de PMs da reserva para monitores das escolas “cívico-militares” de Tarcísio e Feder
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana