Matérias do Informativo Adusp
Ação do gatilho, agora à espera de um cronograma da Reitoria
A ação do gatilho já dura vários anos e a Adusp tem procurado manter o assunto em pauta, relatando em cada edição do Informativo o andamento da questão. No momento, a palavra está com a USP, que deve entregar em juízo uma listagem dos vencimentos recebidos em 1987. A partir daí a Adusp, com auxílio de contadores, fará a conta dos montantes devidos aos beneficiários incontroversos, relativos ao ano de 1987. Cabe lembrar que a sentença judicial também determina a imediata incorporação no salário de 32,96% aplicados retroativamente a 1988.
Na reunião com o reitor, professor Grandino Rodas, em 27/4/2010, a Adusp apresentou a proposta de que, entre 3 e 18/5, a USP divulgasse, via sistema Marte e na forma de holerite, os vencimentos recebidos pelos beneficiários em 1987. Após verificação e correção de eventuais enganos, solicitados pelos docentes, a USP entregaria oficialmente essas informações em juízo até 25/5. Note-se que a verificação prévia evita atrasos que ocorrem quando se usa exclusivamente a via judicial para os esclarecimentos e correções de enganos por parte da USP. O reitor concordou com a proposta da Adusp, ressaltando que consultaria sua equipe técnica para definir um cronograma.
Protelação
A promessa acertada na reunião de 27/4 de, em uma semana, recebermos a resposta da USP com um cronograma não foi cumprida. Após cobrança, recebemos a informação de que, por motivos técnicos, a USP não teria condições de divulgar no sistema Marte os dados relativos aos vencimentos de 1987 dos beneficiários. Enviamos imediatamente um e-mail solicitando esclarecimentos sobre os motivos de tal impedimento e indagando da possibilidade de resolvê-los. Também cobramos os prazos para a divulgação dos dados e pedimos agendamento de nova reunião.
Passados alguns dias, recebemos por e-mail a informação de que a USP iria disponibilizar as informações, mas o calendário só seria enviado na semana que se inicia em 17/5. Moral da história: transcorrido quase um mês da reunião com o reitor, voltamos a aguardar o tal cronograma!
É difícil compreender que se perca tanto tempo para organizar na forma de holerite uma informação que já está disponível em formato texto. A dificuldade técnica, que reconhecemos existir, não é argumento para tanto atraso. Esperamos que haja coerência por parte da universidade: ao compromisso do reitor deve corresponder real empenho e agilidade para cumprir a sentença judicial.
Informativo nº 306
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Em greve, estudantes da FMUSP realizam manifestação contra o curso pago “Experiência HC” e em defesa da reestruturação do Hospital Universitário
- Reitoria cede, atende às reivindicações dos(as) funcionários(as) e propõe nova gratificação; acordo de final da greve foi assinado na quinta-feira (23/4)
- Fórum das Seis encaminha Pauta Unificada ao Cruesp; perda salarial entre maio de 2012 e março de 2026 é de 15,97%
- Primeira reunião de negociação entre Cruesp e Fórum das Seis será na próxima segunda-feira, 4/5; Adusp fará conversa online em 6/5 e Assembleia Geral em 7/5
- “USP tem que servir para pensar como superar a condição periférica. Tem que produzir pensamento crítico”, sustenta professor em atividade de apoio à greve discente