Memória
“Filô” perde professor Elmir de Almeida, “ser de coração leve e revolucionário”, e decreta luto oficial por 3 dias
Faleceu nesta terça-feira, 9 de dezembro, vítima de infarto, o professor Elmir de Almeida, do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) da “Filô”, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Elmir ingressou na Filô em 2005. Em sua homenagem, a Diretoria da unidade decretou luto oficial por três dias.
“Professor Elmir dedicou-se à nossa unidade com excelência, compromisso e grande humanidade. Sua atuação marcou gerações de estudantes e colegas, deixando um legado acadêmico e pessoal que seguirá presente em nossa comunidade universitária”, diz a nota de pesar da Diretoria. “Durante o período de luto, as atividades didáticas e administrativas da unidade serão mantidas. Permanecemos unidos em respeito e solidariedade, compartilhando o sentimento de perda por alguém que tanto contribuiu para a história da Filô”.
Elmir foi um colega “muito querido, dedicado e sempre presente”, diz nota emitida pelo Dedic. “Amigo e companheiro de lutas por uma educação pública de qualidade, deixou uma marca significativa em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Sua contribuição ao Departamento foi imensa, abrangendo todos os aspectos e fases de nosso trabalho coletivo”.
Outra homenagem partiu do Centro Estudantil da Pedagogia, da Filô: na avaliação do corpo discente, “nosso tão querido professor […] marcou nossas trajetórias no curso não apenas por suas incríveis aulas, mas também pelo que representava para a luta popular”. Também emitiram nota conjunta de pesar pelo desaparecimento de Elmir a Rede de Pesquisa em Juventude no Brasil (Rede JUVE) e a Rede Juventude Ensino Médio, segundo as quais os estudos do docente “trouxeram contribuições relevantes para os estudos sociológicos da juventude e da educação, com análises profundas e sensíveis, em especial sobre as culturas e os ativismos juvenis”.
Após graduar-se em Pedagogia em 1986, Elmir obteve mestrado (1996) e doutorado (2001) em Sociologia da Educação, sempre pela Faculdade de Educação (FE-USP). Na Filô, foi vice-chefe do Dedic e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Desde 2012, representou a USP no Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto. (Também lecionou no Centro Universitário Fundação Santo André, de 1988 a 2007.)
Desde 2020, coordenava um projeto de cultura e extensão da Filô com a finalidade de assessorar e apoiar a Rede Emancipa de Educação Popular no planejamento e na realização de ações educativas e culturais na Comunidade Vila Nova União, na Vila Albertina, zona norte de Ribeirão Preto.
“Os objetivos específicos da proposta incluem: 1. contribuir com a ampliação do acesso à universidade pública por sujeitos educandos dos setores subalternos e populares, provenientes de escolas públicas; e 2. contribuir com a formação de educadores/professores na perspectiva da educação popular e cultura popular, inclusive com parcerias com os cursos de licenciaturas da FFCLRP, para que as aulas e atividades sejam uma das possibilidades de experiência de práticas de ensino”, informou Elmir no seu currículo Lattes.
“Hoje a Rede Emancipa de Ribeirão Preto perdeu seu patrono. Foi ele que me ajudou a escrever o primeiro projeto pedagógico na cidade e a entender o que é educação popular. Estou arrasada. Perdemos um dos melhores. Um ser de coração leve e revolucionário. Vai fazer muita falta!”, comenta a professora Annie Schmaltz Hsiou, diretora regional da Adusp em Ribeirão Preto.
“Talvez o que melhor defina nosso querido colega Elmir seja uma perfeita combinação de gentileza com generosidade”, define o professor José Marcelino de Rezende Pinto, seu colega no Dedic. “Ele sempre esteve disponível para assumir encargos complexos nos diferentes âmbitos da universidade, a par de uma disposição para ouvir e uma elegância ímpar no trato com colegas, funcionários, alunos e com o público mais amplo. Sempre priorizou as demandas coletivas e institucionais, mais que as próprias”.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Cancelado seminário com Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra acusado de assédio sexual e abuso de poder
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Depois de anular concurso que escolheu professora negra, USP publica novo edital para a mesma vaga; Érica Bispo entra na Justiça para garantir sua contratação