Memória
Filô perdeu Osmar Sinelli, aos 88, e Pedro Nowosad, aos 90
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) lamentou, em nota, os falecimentos de dois dedicados professores e pesquisadores: Pedro Nowosad e Osmar Sineli, nos dias 16 e 17 de julho respectivamente. Ambos contribuíram de modo notável com a “Filô”, como é conhecida a unidade, e com a ciência brasileira em geral.
“O professor Osmar Sineli teve uma importância crucial na criação da FFCLRP, fazendo parte da história da instituição. Ele foi o primeiro docente da área de Geologia, vindo transferido da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto em 1965”, explica a nota da Filô. “Sob sua tutela, o Departamento de Geologia, Mineralogia, Física e Matemática iniciou suas atividades [em 1974], contribuindo de forma indelével para o desenvolvimento acadêmico da FFCLRP. Sua liderança e dedicação foram fundamentais para o crescimento do departamento e de seus docentes”.
Sinelli, que graduou-se em Geologia (1961), obteve seu doutorado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) na própria Filô, em 1970, com a tese “Geologia e Água Subterrânea no Município de Ribeirão Preto e Adjacências”, tendo como orientador Alfredo José Simon Bjornberg. Cursou um pós-doutorado em 1976-1977, na University of Georgia (EUA). Ótimo professor, estimado pelos(as) estudantes, tornou-se livre-docente na Filô em 1979, com a tese “Química das Águas Subterrâneas: Aplicação a Águas Subterrâneas do Brasil Meridional”.
Em 1964, quando a direção da Filô submeteu ao Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) pedido de aprovação de sua transferência da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto, onde atuava como assistente da cadeira de Geologia e Paleontologia, para a USP de Ribeirão Preto, na qual atuaria como “assistente em tempo integral”, a Câmara de Ensino Superior do CEE-SP emitiu um parecer favorável a respeito.
“Apresenta apenas um trabalho de pesquisa e deste, apenas um resumo foi publicado. Elaborou por outro lado (como consta de seu curriculum vitae) mapeamentos com respectivos planos de pesquisa e prospecção de pelo menos três regiões do Brasil”, pondera o parecer escrito sessenta anos atrás. “Parece ser elemento trabalhador e como está no início da carreira de professor somos favorável ao pedido de contrato aqui solicitado desde que receba parecer favorável da Comissão de Tempo Integral”, avaliou o parecerista, um certo Crodowaldo Pavan.
Sinelli publicou estudos pioneiros, em 1988, sobre a contaminação das águas subterrâneas por agrotóxicos. Como gestor, foi prefeito do câmpus de Ribeirão Preto (1988-1992) e, posteriormente, secretário municipal da Educação (1993-1996). Nesse cargo, empenhou-se na defesa das áreas de recarga do Aquífero Guarani. Aposentou-se na USP em 1996, como professor titular. Em 2005, recebeu do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) o título de “Geólogo do Ano”.
Nowosad foi pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Antes de ingressar na USP, em 1993, o professor Pedro Nowosad trabalhou em outras importantes instituições científicas. Ele lecionou por doze anos (1957-1969) no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Depois, atuou como pesquisador no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, por vinte anos (1971-1991). Por essa razão, sua morte foi profundamente lamentada pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de Matemática.
Especialista em equações diferenciais parciais, Nowosad atuava nas áreas de análise funcional, modelos matemáticos econométricos e estatísticos, álgebra não-comutativa e outras. “Seu trabalho na área de Análise Não-linear era inspirado em importantes questões das ciências aplicadas, particularmente a Física, a Biologia e a Economia”, destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
“Em 1959/1960 passou sete meses no Instituto Politécnico de Zurich (ETH) no grupo de Matemática Aplicada”, relata a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Bolsista do CNPq (então Conselho Nacional de Pesquisa), Nowosad tornou-se mestre (1964) e doutor em Matemática Aplicada pela New York University (1965), e obteve um pós-doutorado em Stanford (1967). Também atuou, durante três anos, como professor visitante nas universidades de Rochester e Wisconsin (EUA). Duas décadas depois, realizou seu segundo pós-doutorado, na NYU (1987).
Segundo a ABC, da qual era membro titular, Nowosad nasceu em Porto Alegre em 1934, de pai oriundo da Polônia e mãe da Bessarábia. “O pai de Nowosad era mecânico de profissão, leitor insaciável, e o avô comerciante. A mãe estudou canto lírico e é mezzo-soprano. Deles herdou o gosto pelo estudo, pelas artes e aprendeu o valor do trabalho e da persistência, e um sentido de dignidade além das aparências e circunstâncias”.
Íntegra da nota da Filô sobre Nowosad e Sinelli
É com profundo pesar que informamos o falecimento dos ilustres professores Pedro Nowosad, ocorrido no dia 16 de julho, e Osmar Sineli, ocorrido em 17 de julho. Ambos foram pesquisadores e professores dedicados, cujas contribuições para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) são imensuráveis.
O Professor Pedro Nowosad, conhecido por sua dedicação e excelência acadêmica, deixou um legado significativo em suas áreas de atuação, inspirando inúmeros alunos e colegas ao longo de sua carreira. Sua paixão pelo conhecimento e seu compromisso com a educação continuarão a ser lembrados por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
O Professor Osmar Sineli teve uma importância crucial na criação da FFCLRP, fazendo parte da história da instituição. Ele foi o primeiro docente da área de Geologia, vindo transferido da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto em 1965. Sob sua tutela, o Departamento de Geologia, Mineralogia, Física e Matemática iniciou suas atividades, contribuindo de forma indelével para o desenvolvimento acadêmico da FFCLRP. Sua liderança e dedicação foram fundamentais para o crescimento do departamento e de seus docentes. A dedicação do Professor Sineli à ciência e à educação será eternamente valorizada.
Neste momento de tristeza, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias, amigos e colegas dos Professores Pedro Nowosad e Osmar Sineli. Que encontrem conforto nas lembranças e no legado deixado por esses grandes mestres.
A FFCLRP presta sua homenagem e se solidariza com todos os que sofrem essa perda irreparável.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida