Professora Toyoko Saeki

Neste sábado (22/4), a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) perdeu a professora Toyoko Saeki, que faleceu aos 74 anos (1948-2023). “Pessoa maravilhosa, de sabedoria ímpar, ser humano incrível, profissional e professora de extrema competência e excelência. Uma grande perda para a Enfermagem Psiquiátrica, para a Psiquiatria e para a Saúde Mental”, definiu o professor Luiz Jorge Pedrão, seu amigo e colega na EERP.

“Sua contribuição a essas áreas, à luta antimanicomial e à Reforma Psiquiátrica Brasileira foi enorme e de altíssimo significado”, explicou Pedrão. “Contribuiu muito para nossa Adusp, sendo muito ativa em todas as nossas lutas. Que ela possa estar em um lindo lugar, junto de Deus, em paz”.

Graduada, mestra e doutora pela própria EERP, ingressou formalmente no corpo docente da unidade em 1977 como auxiliar de ensino, quando cursava o mestrado, porém atuava em regime de voluntariado desde 1973. Foi ouvidora da EERP por nove anos (2001-2010) e, por sete anos, atuou como coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica (2003-2010). Aposentou-se em 2014.

“Meu primeiro contato com a professora foi no Núcleo da Luta Antimanicomial de Ribeirão Preto, na década de 1990. Eu não era ainda docente. Depois ela me acolheu como sua orientanda e me orientou no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP. Fui sua orientanda no mestrado e no doutorado, de 2004 a 2010”, relembra a professora Regina Célia Fioratti, do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

“Foram os anos de maior formação acadêmica em minha vida e de muita aprendizagem com essa pessoa maravilhosa, que de minha mestra, minha formadora, viria a ser amiga e colega na carreira docente a partir de 2011”, relata Regina. “A Toyoko me apoiou muito no meu processo de ingresso como docente na FMRP, e quando fui contratada ela me ligou e me convidou a passar na sua sala na Escola de Enfermagem. E lá chegando ela me disse: ‘Vamos à reunião da Adusp, e lá você vai se sindicalizar’. Não questionei, apenas fui, em sua companhia, para a reunião. E uma vez lá me associei à Adusp. Então devo a ela minha formação acadêmica e política”.

Toyoko “foi uma das pioneiras da enfermagem psiquiátrica brasileira, tendo a atenção psicossocial como referencial ético-político na formação de recursos humanos no campo da saúde mental”, lembra a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em nota de pesar. “Toyoko rompeu barreiras dentro e fora da academia, trabalhando desde muito cedo as dimensões da reabilitação psicossocial. Toyoko deixa um consistente legado para a enfermagem e a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Toyoko presente!”

Também o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) emitiu nota de pesar, na qual enaltece as contribuições de Toyoko. “A enfermeira foi uma grande lutadora no campo da saúde mental e militante pela Reforma Psiquiátrica, buscando melhorias no tratamento aos pacientes e também para atuação profissional. Foi responsável pela formação de muitos profissionais nesta área”.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!