Movimento Estudantil
Acaba ocupação da reitoria
Por volta das 18h do dia 22/06, estudantes e funcionários desocuparam o prédio da reitoria da USP, pondo fim à ocupação que já durava mais de 50 dias. A desocupação foi deliberada nas assembléias da duas categorias, que optaram por aceitar um termo de compromisso negociado junto à reitora da USP, Suely Vilela.
No termo, a reitora aceita parte das reivindicações estudantis, como a garantia de não punição por atos relacionados à greve e à ocupação, o apoio à realização do V Congresso da USP, a ampliação da moradia estudantil em 334 vagas, e o funcionamento do ônibus circular e do restaurante central aos fins de semana, exigindo como contrapartida a desocupação do prédio ainda no dia 22/06.
O termo foi resultado da intermediação dos professores István Jancsó (IEB), João Hansen, Paulo Arantes e Francisco de Oliveira (FFLCH), e Luis Renato Martins (ECA) que atuaram como facilitadores na negociação.
A desocupação só foi levada a cabo depois da assinatura do termo pela reitora, e foi marcada por um ato festivo.
Matéria publicada no Informativo nº 239
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Adusp ajuíza ação civil pública que questiona cálculo da USP para pagamento do 13º salário a docentes aposentados(as)
- Extrema-direita cresce no Congresso, elege os governadores de Sudeste e Sul e busca vencer 2º turno da eleição presidencial; disputa entre Lula e Flávio definirá se Brasil continuará, ou não, democrático e soberano
- Provocadores de extrema-direita voltaram a agir no prédio da História e Geografia, e só se retiraram depois que a FFLCH chamou a Polícia Militar
- Assembleia Geral da Adusp na próxima terça-feira (13/10) debate eleição presidencial e financiamento das universidades estaduais a partir das mudanças provocadas pela reforma tributária
- Após debate, Assembleia Geral da Adusp decide indicar voto na chapa Lula-Alckmin no 2º turno, “em defesa da democracia, da universidade, do conhecimento e da vida”