Movimento Estudantil
Calourada debate relação entre crise econômica e universidade
No próximo dia 18/2, o movimento estudantil da USP recepcionará os ingressantes de todas as unidades na Calourada Unificada. Tradicionalmente organizada pelas entidades representativas dos estudantes (DCE-Livre, centros acadêmicos e APG), com participação de grupos independentes, a Calourada debaterá, nesta edição, o tema “A Crise da Universidade e a Universidade em Tempos de Crise”.
Para o debate de abertura, “A crise da universidade”, às 10 horas, está prevista a presença dos professores Paulo Arantes e Henrique Carneiro e de representantes da Adusp e do Sintusp. Às 14 horas, haverá uma aula pública sobre as políticas educacionais privatizantes do governo Serra. Os estudantes ouvirão as exposições do DCE, do Andes-Sindicato Nacional, das professoras Maria Clara Di Pierro (FE) e Hermínia Maricato (FAU) em frente ao prédio da Reitoria.
Os seis grupos de discussão, a serem constituídos às 16 horas, tratarão dos temas movimento estudantil; opressões; criminalização dos movimentos sociais; meio ambiente; produção do conhecimento e propriedade intelectual; acesso e permanência estudantil. O professor Aziz Ab’ Saber deverá intervir no debate sobre meio ambiente. A oficina livre do Centro Acadêmico da Biologia discutirá a Univesp, com a presença do vice-presidente da Adusp, César Minto.
Verba
Apenas após difíceis negociações com a Reitoria é que foi possível garantir o financiamento da Calourada, da iluminação dos shows à impressão dos manuais de recepção. “São R$ 22.800 e eles vão ser gastos em toda a organização do evento”, afirma Lucas Guerra, diretor do DCE.
Para Kraly de Castella, também diretora do DCE, a principal atividade do dia é a que acontece às 18 horas: “Queremos falar da crise mundial e como ela vai estar na sociedade e dentro da universidade”, explica Kraly. O debate “A universidade em tempos de crise”, que reunirá Valério Arcary (CEFET-SP), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Ricardo Antunes (IFCH-Unicamp) e Marilena Chauí (FFLCH-USP), antecederá a última atividade: o Show da Calourada.
Matéria publicada no Informativo n° 274
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Exército firma parceria com governo Tarcísio em ciência e tecnologia, com anuência da USP; Ministério da Defesa não é citado
- Assembleia Geral debate campanha de filiação e aponta agravamento das condições de trabalho na USP
- Reitoria continua a driblar decisão do TJ-SP referente à conversão da URV; Congregação da Esalq soma-se às do IME, Escola de Enfermagem e FFLCH no apoio à “carta aberta” da Adusp
- Ministra Esther Dweck confirma presença em evento pró PEC 32 em 24/3, na Fiesp; movimento sindical convoca protesto na Paulista
- Fórum das Seis e Cruesp retomam GT sobre Previdência, e voltam a debater aposentadorias e insuficiência financeira