Fundações
Justiça afasta diretores e nomeia interventora na Feesc, fundação “de apoio” ligada à UFSC
Desde 26 de fevereiro de 2007 a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), dita “de apoio” à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), encontra-se sob intervenção judicial. O juiz da Unidade da Fazenda Pública de Florianópolis atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE-SC), com base em representação da Delegacia de Receita Previdenciária, que detectou irregularidades nas contas da Feesc.
A Feesc, embora venha celebrando contratos milionários com grandes empresas públicas e privadas, deve R$ 5,5 milhões ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A decisão judicial afasta a diretoria da fundação por seis meses, e nomeia uma administradora provisória.
Em situação clássica de conflito de interesses, o presidente afastado, professor Júlio Felipe Szeremeta, também é diretor do Centro Tecnológico da UFSC (CTC), principal unidade onde atua a fundação.
O MPE-SC rejeitou as contas de 2004 de quatro fundações “de apoio” relacionadas com a UFSC: Feesc, Fundação José Arthur Boiteux (Funjab), Fapeu e Fepese.
Matéria publicada no Informativo nº 231
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida
- PRIP recebe movimentos e entidades representativas da comunidade para discussão de encaminhamento de casos de violência na USP