Fundações
MPF-SP recomenda à Unifesp fim de cursos pagos na pós
O Ministério Público Federal (MPF-SP) recomendou à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que cancele a cobrança de taxas de inscrição, matrícula e mensalidade nos cursos de especialização, aperfeiçoamento e pós-graduação conveniados ou vinculados à universidade. A recomendação é fruto de um procedimento administrativo solicitado pela Associação dos Docentes (Adunifesp).
O documento, que também pede a devolução dos valores já pagos pelos alunos, foi enviado ao Reitor e à Coordenadora dos Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e MBA-Proex da Unifesp, com prazo de 15 dias para informarem o cumprimento da recomendação. “A partir do recebimento da presente Recomendação, fica fixada a responsabilidade civil e administrativa dos gestores da Universidade pela ilegalidade decorrente do não-cumprimento das normas constitucionais e legais aqui referidas”, adverte, ao final do texto, o procurador Sérgio Suiama, do MPF-SP.
Atualmente, por intermédio de uma organização privada — Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (Fap-Unifesp) —, a Unifesp vem cobrando mensalidades de até R$ 1.350 em dezenas de cursos de especialização e aperfeiçoamento. O procurador Sérgio Suiama considera que a cobrança por cursos organizados e oferecidos por universidades públicas fere os artigos 205, 206, 207, 208 e 211 da Constituição brasileira.
O artigo 205 “consagra a Educação como direito de todos e dever do Estado”, ao passo que o artigo 206, inciso IV, institui “o princípio da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais”. O artigo 207 prevê a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão. O artigo 208, inciso V, “estipula que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a ‘garantia de acesso aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criação artística’”. Por fim, o artigo 211, parágrafo 1º, determina que a União financie as instituições de ensino públicas federais, mediante a alocação de recursos orçamentários.
Matéria publicada no Informativo nº 240
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Documentos comprovam intenção de “desvincular” da USP o Serviço Especial de Saúde de Araraquara
- Adusp, Sintusp e entidades estudantis cobram elaboração de protocolo efetivo para encaminhar e apurar denúncias de violência na USP
- Especializada em economia e não em ambiente, FIPE ganhou contrato sem licitação com governo estadual para elaborar RIMA do túnel Santos-Guarujá; obra deslocará centenas de famílias
- Movimentos, sindicatos e entidades democráticas solidarizam-se com a professora Sofia Manzano, atacada pelo senador Marcos do Val e por haters
- Adusp realiza Assembleia Geral no próximo dia 18/3 para discutir data-base e campanha de filiação. Participe!