Universidades Privadas
Greve na Unimep conquista reintegração dos professores demitidos

![]() |
![]() |
Assembléia decreta fim da greve vitoriosa. Acima, a negociação com o reitor D. Barros (ao centro, cabeça baixa) |
Depois de quatro meses e meio de luta e 35 dias de greve, os professores da Unimep chegaram a um acordo com a Reitoria que garante a reintegração dos 148 docentes demitidos no dia 7/12/2006 e o cumprimento do Estatuto e do Regimento da Universidade.
No final da tarde de 18/4, o reitor Davi Barros anunciou que aceitaria a proposta oferecida pelo juiz presidente do TRT-15, com a qual os professores já haviam concordado há um mês, mas o reitor não. À noite, em assembléia da categoria, os professores aprovaram o novo termo da proposta do reitor (em concordância com a do TRT) e deliberaram, por unanimidade, pelo final da greve.
A proposta prevê 12,5% de redução salarial (a partir de 1º de março) por dois anos, período ao final do qual o salário deverá ser recomposto; estabilidade no emprego até dezembro de 2009; e reinstalação do processo de escolha dos cargos de direção e coordenação, nas faculdades e cursos em que os nomes indicados pelos Conselhos não tinham sido respeitados (a proposta pode ser lida na íntegra no site www.adunimep.org.br).
A luta dos professores teve início com a demissão dos docentes e foi permeada por solidariedade, disposição e persistência. Aos poucos, conquistou o reconhecimento da comunidade e da justiça que deu ganho de causa 11 vezes à categoria.
Matéria publicada no Informativo nº 233
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março