Universidades Privadas
Greve na Unimep conquista reintegração dos professores demitidos
Assembléia decreta fim da greve vitoriosa. Acima, a negociação com o reitor D. Barros (ao centro, cabeça baixa) |
Depois de quatro meses e meio de luta e 35 dias de greve, os professores da Unimep chegaram a um acordo com a Reitoria que garante a reintegração dos 148 docentes demitidos no dia 7/12/2006 e o cumprimento do Estatuto e do Regimento da Universidade.
No final da tarde de 18/4, o reitor Davi Barros anunciou que aceitaria a proposta oferecida pelo juiz presidente do TRT-15, com a qual os professores já haviam concordado há um mês, mas o reitor não. À noite, em assembléia da categoria, os professores aprovaram o novo termo da proposta do reitor (em concordância com a do TRT) e deliberaram, por unanimidade, pelo final da greve.
A proposta prevê 12,5% de redução salarial (a partir de 1º de março) por dois anos, período ao final do qual o salário deverá ser recomposto; estabilidade no emprego até dezembro de 2009; e reinstalação do processo de escolha dos cargos de direção e coordenação, nas faculdades e cursos em que os nomes indicados pelos Conselhos não tinham sido respeitados (a proposta pode ser lida na íntegra no site www.adunimep.org.br).
A luta dos professores teve início com a demissão dos docentes e foi permeada por solidariedade, disposição e persistência. Aos poucos, conquistou o reconhecimento da comunidade e da justiça que deu ganho de causa 11 vezes à categoria.
Matéria publicada no Informativo nº 233
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ministério Público ajuíza ação por improbidade administrativa contra a USP, que mantém nos cargos docentes com mais de 75 anos
- USP continua a protelar cumprimento de sentença referente à URV, e Adusp encaminha carta ao Conselho Universitário e às congregações, pedindo que intercedam por beneficiários(as)
- Cerimônia na FFLCH homenageou 14 ex-estudantes que a Ditadura Militar executou, mas a Reitoria esqueceu-se de diplomar Antonio Benetazzo!
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Frente Paulista em Defesa do Serviço Público apresenta ao governo estadual, Alesp e TJ-SP a pauta de reivindicações do funcionalismo público para o segundo semestre de 2024