Nota da Diretoria
Professor, militante das causas populares, voz firme em defesa da reforma agrária. Ariovaldo Umbelino, presente!
Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, geógrafo, intelectual de imenso rigor e compromisso social, e professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, ocorrido no dia 2 de agosto.
Ariovaldo foi uma das vozes mais lúcidas e firmes na luta pela reforma agrária no Brasil, pela defesa do campesinato, dos povos indígenas, das comunidades quilombolas e de todos aqueles que historicamente enfrentam a exclusão e a violência fundiária.
Sua produção acadêmica, marcada por densidade teórica e compromisso ético, deixou um legado inestimável para a geografia brasileira e para as ciências humanas como um todo. E esse compromisso o levou a trabalhar com a Comissão Pastoral da Terra durante anos, estando presente na construção dos Cadernos dos Conflitos no Campo que há anos fornecem dados sobre a violência no campo brasileiro.
Mais que um professor, foi um militante das causas populares, cuja trajetória se entrelaça com a história dos movimentos sociais do campo. Seu trabalho, que exerceu até seus últimos dias de vida, formou gerações de estudantes, pesquisadores e ativistas que hoje seguem inspirados por sua coerência e sua generosidade intelectual, sempre em busca de uma sociedade mais justa e socialmente solidária.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, colegas, amigos, alunos e tantos que, em diferentes espaços, foram tocados por sua palavra e sua ação. Que seu legado continue a florescer nas lutas que ele ajudou a semear.
São Paulo, 3 de agosto de 2025
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Por falta de quórum qualificado na reunião do Co, reitor Carlotti Jr. retira de pauta “pacote” da avaliação; no debate, vice-reitora reage às várias críticas e ainda diz que “a CERT tinha razão”
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Juiz revoga liminar, julga improcedente mandado de segurança e manda homologar e publicar resultado do concurso para professor titular na Esalq
- Falhas no sistema de recadastramento digital de servidores(as) estaduais afetam docentes da USP e provocam protestos; Reitoria “lava as mãos”