Nota da Diretoria
Chega de violência!
A Diretoria da Adusp se solidariza com as vítimas de mais uma situação de violência dentro do campus da Universidade de São Paulo. No dia 17 de agosto, um grupo de pessoas politicamente alinhadas à extrema-direita, liderado por Lucas Pavanato (ex-comentarista da rádio Jovem Pan), que estava acompanhado de um segurança armado, esteve na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) com intuito de provocar estudantes da unidade.
A prática de provocações tem sido recorrente, envolvendo outros episódios alarmantes de intimidação nos espaços da FFLCH, o que já seria inadmissível, mas desta feita atingiu o ponto máximo de violência e de premeditação, pois esse grupo hostil à comunidade dirigiu-se a um espaço acadêmico tendo à frente alguém que portava arma de fogo — e que a usou para ameaçar estudantes, servidore(a)s e demais pessoas que se encontravam no local.
A cultura da violência, que se propaga cada vez mais país afora, amparada por setores da sociedade que se identificam com as práticas neofascistas, deve ser combatida em todos os espaços e imediatamente interrompida!
A universidade deve prezar pelo debate respeitoso de ideias, colocando em foco eventuais divergências de maneira democrática, com respeito aos direitos humanos e sem preconceitos. Quaisquer comportamentos ou atitudes que ataquem princípios de convivência social, de democracia, de direitos humanos devem ser combatidas!
É urgente que a Reitoria da USP e a Diretoria da FFLCH, cumprindo o seu dever institucional, tomem as providências necessárias para denunciar aos órgãos competentes o episódio e seus autores, de modo a que sejam apuradas as responsabilidades e aplicados todos os efeitos civis e criminais legalmente previstos, para que se assegure, de maneira efetiva, que não passe impune e não se repita.
É preciso que as instâncias superiores da administração, juntamente com todos os setores da comunidade universitária, construam e adotem procedimentos para garantir a segurança, sem uso de força ou táticas militarizadas que só reforçariam a cultura da violência.
Não toleremos a intolerância! Chega de violência!
Diretoria da Adusp
18 de agosto de 2023
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC