Nota da Diretoria
Diretoria da Adusp conclama docentes a participar de atos em defesa da democracia
A Diretoria da Adusp conclama os e as docentes a se unir às manifestações em defesa da democracia e em repúdio aos atos golpistas ocorridos neste domingo (8/1) em Brasília e outras cidades do país.
Várias manifestações foram convocadas para esta segunda-feira (9/1).
Em São Paulo, a Reitoria da USP e a Faculdade de Direito da USP convocam autoridades, juristas e a sociedade para um ato em defesa da democracia a partir das 12h no Salão Nobre da Faculdade de Direito, no Largo de São Francisco.
Movimentos e organizações populares realizam ato público no vão do Masp, na Avenida Paulista, a partir das 18h. A manifestação é convocada por movimentos como a Frente Povo Sem Medo, a Frente Brasil Popular, a Coalizão Negra por Direitos e a Convergência Negra.
Há manifestações programadas para outras cidades com presença de unidades das universidades estaduais paulistas. Em Piracicaba, o ato será realizado na Praça José Bonifácio, a partir das 16h30min. Em Campinas, a concentração ocorre no Largo do Rosário, às 17h. Em São Carlos, a manifestação será às 18h na Praça Coronel Salles.
Leia a íntegra da nota da Diretoria da Adusp contra os ataques criminosos em Brasília
A Diretoria da Adusp repudia veementemente os ataques às sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.
Os atos criminosos cometidos por centenas de pessoas são o ápice das manifestações que vêm ocorrendo desde o final do segundo turno das eleições, cuja motivação é o não reconhecimento do resultado das urnas, reivindicando intervenção militar e, consequentemente, um golpe de Estado.
A permanência de acampamentos em frente a quartéis em várias cidades brasileiras com este fim, sem que houvesse ação das forças de segurança pública sob o falso argumento de que realizavam manifestações pacíficas, fez com que o movimento perdurasse. É inadmissível que as instituições que deveriam garantir a segurança pública não só sejam coniventes, mas ajam a favor de crimes contra a democracia. O que aconteceu em Brasília neste dia 8 resulta em grande parte desse processo de omissões e cumplicidade.
Estivemos e estaremos nas ruas em defesa da democracia, do processo eleitoral e das liberdades democráticas.
Convocamos as e os docentes e toda a comunidade USP a se somar às manifestações contra qualquer ato que tenha como motivação ataque ao estado democrático de direito.
Diretoria da Adusp
São Paulo, 8 de janeiro de 2023.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Quer dizer que a gente vai aprender a fazer bolo de pote no doutorado!?”, “não é com práticas empreendedoras que se incentivará a pesquisa no Brasil” — jovens pesquisadores(as) rejeitam “novo modelo de pós-graduação”
- A faca no pescoço
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Justiça determina audiência de conciliação para encaminhar fim da ocupação na Creche Oeste, cujo fechamento arbitrário pela Reitoria acaba de completar oito anos
- Após CGU apontar falta de transparência, Fundação Faculdade de Medicina divulga informações detalhadas sobre emendas parlamentares, e tenta liberar R$ 8,6 milhões bloqueados pelo STF