Nota da Diretoria
Sobre a intimidação de professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria Inês Vieira Machado”, de Ribeirão Preto
A Diretoria da Adusp se solidariza com as professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Maria Inês Vieira Machado” que, no cumprimento de suas atribuições, foram violentamente abordadas e ameaçadas pelo pai de uma das alunas na tarde do dia 16 de agosto de 2023.
A professora titular e sua auxiliar foram ameaçadas por esse pai com uma arma, enquanto respondiam a questionamentos do pai, acompanhado pela mãe da estudante, sobre uma atividade proposta em sala de aula. A atividade tinha a seguinte proposta:
“Faça como Laura e converse com seus familiares para descobrir como era a vida das mulheres da sua família em outras épocas. Depois, conte para os colegas o que você descobriu” (GOMES, A. de P. Bons amigos: história: 1° ano: ensino fundamental: anos iniciais. São Paulo: FTD, 2021).
O pai da estudante, que estava extremamente inconformado e nervoso com a tarefa escolar, ameaçou as professoras colocando uma arma de fogo sobre a mesa de uma sala, onde ocorreu este episódio.
A situação de insegurança criada por este pai gerou, além da suspensão das atividades didáticas, medo e apreensão em toda a comunidade escolar, e infelizmente não é um caso isolado.
É urgente que se construam propostas e estratégias para combater a violência praticada contra as escolas, com participação de todos os setores envolvidos. Os prejuízos para toda a comunidade escolar e para a sociedade são incomensuráveis. Professoras(es) e demais trabalhadoras(es) da educação, bem como as(os) estudantes, têm sido brutalmente atingidos em sua liberdade e autonomia de ensino-aprendizagem e em sua dignidade, princípios fundamentais previstos na Constituição Federal.
A cultura da violência, alastrada país afora e estimulada por setores da sociedade que se alinham às lógicas da extrema-direita, deve ser imediatamente interrompida!
Chega de violência!
Diretoria da Adusp
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC