Nota da Diretoria
Sobre o incêndio do Museu Nacional (MN/UFRJ)
04/09/2018 11h15atualização 12/09/2023 14h39

Expressamos nosso profundo pesar pela perda dos acervos históricos e científicos do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a mais antiga instituição de pesquisa do país, no incêndio na noite de domingo, 2 de setembro. Não foram apenas 200 anos de história que viraram cinzas, mas muita dedicação profissional e pessoal, pesquisas acadêmicas e científicas em diversas áreas (antropologia, astronomia, geologia, zoologia, paleontologia, etnologia etc). As perdas são incalculáveis e irreparáveis.
Nossa solidariedade a todos os servidores e estudantes que trabalham e desenvolvem pesquisas no Museu Nacional, pois foram estes os primeiros a denunciarem o descaso público dos governos federais em relação à infraestrutura e edificação do prédio do Museu Nacional. O incêndio é reflexo direto da crise politica do Brasil, com sucessivos cortes orçamentários na educação, pesquisa e ciência e tecnologia, sob a sombra da política de austeridade da EC 95/2016, a EC do Teto dos Gastos. Claramente o atual governo federal e as gestões anteriores não deram a devida atenção ao Museu Nacional e aos demais museus do país, que são fonte de desenvolvimento de pesquisa, cultura e entretenimento para a sociedade brasileira.
Por fim é importante registrar a atuação heróica dos pesquisadores da instituição, que em meio à tragédia arriscaram a própria vida para salvar o que fosse possível, simbolizando nesse ato extremo a luta em defesa da pesquisa nacional, vítima de um processo de destruição deliberado, do qual o incêndio do Museu Nacional é um símbolo brutal.
Mais imagens do incêndio que consumiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Surreal! Instituto Adolfo Lutz ameaçado de despejo pelo governo estadual a qualquer momento, para dar lugar ao “Hospital Inteligente” da cardiologista Ludhmila Hajjar
- Adusp e Sintusp enviam ofício conjunto para questionar Reitoria sobre providências para implementação da LC 226/2026, o chamado “Descongela”
- Inflexível, Conselho de Graduação mantém início do segundo semestre para o dia 3 de agosto, praticamente sem intervalo em relação ao final do primeiro período, marcado para 31 de julho
- GT Educação da Adusp repudia processo de departamentalização da EACH, medida que “se contrapõe aos princípios fundadores dessa unidade aprovada pelo Conselho Universitário em 2004 e efetivada no início das atividades”
- No dia 30/6, jornalista norte-americana Karen Hao lança seu livro “O império da IA” e participa de debate na USP sobre os impactos da inteligência artificial