Conjuntura Política
“Repudiamos manifestações de cunho nazista ou fascista”
Nota da Diretoria da Adusp
A Diretoria da Adusp se solidariza com estudantes do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) que se indignaram com o conteúdo do vídeo divulgado pelo professor Fritz Cavalcante Huguenin no dia 19/10/2022. Na avaliação das/os/es estudantes, o vídeo mostra o professor realizando gesto de apologia ao nazismo. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos e contra manifestações de preconceito e ou de incitação a qualquer tipo de violência.
Repudiamos manifestações de cunho nazista ou fascista, ou que promovam discursos de ódio na comunidade acadêmica, por considerá-las uma agressão à memória de milhões de judeus e de outros grupos étnicos ou sociais, como ciganos e LGBTQIAP+, exterminados durante a Segunda Guerra Mundial. Atitudes desse tipo devem ser combatidas de forma efetiva, de acordo com a legislação vigente.
A Diretoria da Adusp
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ministério Público ajuíza ação por improbidade administrativa contra a USP, que mantém nos cargos docentes com mais de 75 anos
- USP continua a protelar cumprimento de sentença referente à URV, e Adusp encaminha carta ao Conselho Universitário e às congregações, pedindo que intercedam por beneficiários(as)
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Cerimônia na FFLCH homenageou 14 ex-estudantes que a Ditadura Militar executou, mas a Reitoria esqueceu-se de diplomar Antonio Benetazzo!
- Reitor pede à 13ª Vara da Fazenda Pública para ser excluído da ação do MP-SP contra a permanência da vice-reitora no cargo após completar 75 anos