Orçamento
Fórum das Seis promove debate sobre financiamento das universidades estaduais paulistas depois da reforma tributária
O Fórum das Seis promove no próximo dia 25 de junho o debate “Como ficará o financiamento das universidades estaduais paulistas com a reforma tributária?”. A atividade ocorre a partir das 10h no Anfiteatro do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru, com transmissão pelo YouTube.
O debate terá a participação da professora Michele Schultz, presidenta da Adusp e coordenadora do Fórum das Seis; de José Luís Pio Romera, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) e membro do GT Verbas da Adusp/Fórum das Seis; e de Sebastião Neto Ribeiro Guedes, diretor da Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) e representante da Unesp no GT instituído pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) para tratar do tema. A mediação será de Jorge Cerigatto, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unesp (Sintunesp).
Até o presente momento, o financiamento das universidades estaduais paulistas esteve diretamente vinculado à arrecadação do ICMS. Embora insuficiente, o repasse de 9,57% da Quota Estadual do ICMS (ICMS-QPE) para USP, Unesp e Unicamp tem sido fundamental para a manutenção dessas três importantíssimas instituições públicas de ensino superior.
No entanto, esse imposto foi extinto pela reforma tributária, o que desperta diversos questionamentos sobre como se dará o financiamento daqui para a frente. Reserve a data e participe da discussão sobre um tema que interessa diretamente a toda a comunidade das universidades estaduais paulistas.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- “Quer dizer que a gente vai aprender a fazer bolo de pote no doutorado!?”, “não é com práticas empreendedoras que se incentivará a pesquisa no Brasil” — jovens pesquisadores(as) rejeitam “novo modelo de pós-graduação”
- A faca no pescoço
- Fundação “IBGE+”, dita de apoio, abre caminho à “captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados”, diz sindicato
- Em novo julgamento, TJ-SP mantém condenação de Lancha Jr. por improbidade no caso do Bod Pod