Orçamento
É preciso ampliar os gastos públicos que correspondem a direitos sociais
Em geral, os orçamentos públicos no país têm sido da ordem de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo insuficientes para responder às necessidades da sociedade brasileira.
Entre as principais causas dessa insuficiência de recursos estão a sonegação fiscal, da ordem de 10% do PIB; as baixas alíquotas de impostos, em especial sobre as altas rendas e os grandes patrimônios; e a corrupção e as despesas (dos municípios, dos Estados e da União) com a rolagem da dívida.
Vale observar, para comparação, que os gastos públicos totais nos países organizados, industrialmente desenvolvidos ou não, e que conseguem responder às demandas sociais, superam os 50% de seus respectivos PIB.
Essa insuficiência de recursos no Brasil se manifesta nas três esferas administrativas, transformando-se em insuficiência na educação, na saúde e em todos os outros serviços essenciais correspondentes aos direitos sociais.
Em momentos de crise, como o atual, fervilham propostas de redução dos gastos públicos, preservando sempre os interesses de sonegadores, rentistas e de grupos economicamente favorecidos. É preciso mudar essa realidade!
Informativo nº 417
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Carta aberta de discentes de pós-graduação da FFLCH rejeita “novo modelo” de doutorado e mestrado proposto por Capes, Fapesp e PRPG
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Aquisição de terrenos aprovada pelo Conselho Universitário da USP será improbidade administrativa, caso realmente ocorra
- Conselho Universitário da USP aprova compra de terreno do governo estadual por R$ 281 milhões, seguida de cessão ao próprio governo, a pretexto de “expansão” do câmpus de Ribeirão Preto
- Associação dos Pesquisadores Científicos rejeita substitutivo do PLC 9/2025, e exorta o governo estadual a retirar da Alesp a matéria