Orçamento
Resistência ao neoliberalismo em debate
O debate sobre a SPPrev, a LDO-2008 e os decretos do governo Serra, de 10/5, no auditório da Escola de Aplicação, reuniu os deputados estaduais Raul Marcelo (PSOL) e Simão Pedro (PT) e os professores César Minto, presidente da Adusp, e João Zanetic, vice-presidente (foto).
A discussão pautou-se pelo entendimento de que essas três iniciativas revelam o autoritarismo do governo e sua intenção clara de implementar diretrizes da reforma do Estado iniciada pelo governo FHC nos anos 1990: “a delimitação das funções do Estado, reduzindo seu tamanho em termos principalmente de pessoal através de programas de privatização, terceirização e ‘publicização’ (este último processo implicando na transferência para o setor público não-estatal dos serviços sociais e científicos que hoje o Estado presta)” (Cadernos MARE da Reforma do Estado – n° 1, 1997).
Tratou-se, ainda, de problemas relativos à necessidade de fortalecer e unificar a mobilização dos trabalhadores contra as reformas neoliberais, como a da Previdência, da Universidade, dentre outras. Ademais, discutiu-se o choque de diferentes projetos de universidade dentro da USP e a ocupação da Reitoria pelos estudantes.
Matéria publicada no Informativo nº 236
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Surreal! Instituto Adolfo Lutz ameaçado de despejo pelo governo estadual a qualquer momento, para dar lugar ao “Hospital Inteligente” da cardiologista Ludhmila Hajjar
- Cruesp apresenta acréscimo de apenas 0,45% à proposta de reajuste salarial; índice final é de 3,92%, inferior à inflação oficial medida pelo IPCA-IBGE, de 4,39%
- Militantes de extrema-direita arrombam portas de salas das entidades estudantis da “Filô” e rasgam cartazes; direção da unidade pede providências à Reitoria
- Em reunião com a Reitoria, Adusp reafirma defesa de reajuste salarial maior e reabertura de negociações com estudantes; proposta de GT sobre previdência será avaliada pela Administração
- Reitor demite Alysson Mascaro, que lecionava na Faculdade de Direito, depois de processo que investigou denúncias de assédio e abuso sexual de estudantes