Orçamento
Resistência ao neoliberalismo em debate
O debate sobre a SPPrev, a LDO-2008 e os decretos do governo Serra, de 10/5, no auditório da Escola de Aplicação, reuniu os deputados estaduais Raul Marcelo (PSOL) e Simão Pedro (PT) e os professores César Minto, presidente da Adusp, e João Zanetic, vice-presidente (foto).
A discussão pautou-se pelo entendimento de que essas três iniciativas revelam o autoritarismo do governo e sua intenção clara de implementar diretrizes da reforma do Estado iniciada pelo governo FHC nos anos 1990: “a delimitação das funções do Estado, reduzindo seu tamanho em termos principalmente de pessoal através de programas de privatização, terceirização e ‘publicização’ (este último processo implicando na transferência para o setor público não-estatal dos serviços sociais e científicos que hoje o Estado presta)” (Cadernos MARE da Reforma do Estado – n° 1, 1997).
Tratou-se, ainda, de problemas relativos à necessidade de fortalecer e unificar a mobilização dos trabalhadores contra as reformas neoliberais, como a da Previdência, da Universidade, dentre outras. Ademais, discutiu-se o choque de diferentes projetos de universidade dentro da USP e a ocupação da Reitoria pelos estudantes.
Matéria publicada no Informativo nº 236
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ministério Público ajuíza ação por improbidade administrativa contra a USP, que mantém nos cargos docentes com mais de 75 anos
- USP continua a protelar cumprimento de sentença referente à URV, e Adusp encaminha carta ao Conselho Universitário e às congregações, pedindo que intercedam por beneficiários(as)
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Cerimônia na FFLCH homenageou 14 ex-estudantes que a Ditadura Militar executou, mas a Reitoria esqueceu-se de diplomar Antonio Benetazzo!
- Frente Paulista em Defesa do Serviço Público apresenta ao governo estadual, Alesp e TJ-SP a pauta de reivindicações do funcionalismo público para o segundo semestre de 2024