PEC 241/2016
Repúdio à aprovação da PEC 241 pela Câmara dos Deputados
A Assembleia Geral da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo – Adusp-S. Sind., reunida em 26/10, manifesta seu mais veemente repúdio à aprovação da PEC 241/16 na Câmara dos Deputados, buscando desvincular os recursos públicos para a Educação e a Saúde previstos na Constituição Federal, e congelar/reduzir tais recursos por duas décadas, entendendo que, se aprovada em definitivo essa medida compromete os serviços públicos correspondentes a direitos sociais inalienáveis da população.
Na "exposição de motivos" da PEC 241/16, os ministros da Fazenda e do Planejamento atribuem as dificuldades fiscais da União ao "crescimento acelerado da despesa pública primária" e aos "gastos em diversas políticas públicas", e não aos trilhões de reais em juros pagos a bancos e rentistas. Pretendem conter a "expansão da dívida pública" às custas do congelamento das "despesas primárias". Condicionam a redução da taxa de juros a esse ajuste. E calam sobre suspender os repasses ao sistema financeiro.
Trata-se de um ataque sem precedentes aos avanços que a sociedade conseguiu a duras penas inscrever na Constituição Federal de 1988 e, por conseguinte, às práticas democráticas ali consagradas. Sem tal vinculação e a ampliação de recursos públicos para a Educação e a Saúde não há possibilidade de garantir serviços públicos de qualidade e sem eles não há democracia e nem inclusão social.
Podem ter a certeza de que os partidos e os nomes das(os) Deputadas(os) que aprovaram a PEC 241/16 nos turnos de 10/10 e 25/10 na Câmara dos Deputados serão lembrados como inimigos da Educação e da Saúde nas próximas eleições!
São Paulo, 26 de outubro de 2016
Assembleia Geral da Adusp-S. Sind.
Para:
Deputadas(os) Federais e Senadoras(es)
Com cópia para:
Presidência da República
Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação
Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Em greve, estudantes da FMUSP realizam manifestação contra o curso pago “Experiência HC” e em defesa da reestruturação do Hospital Universitário
- Assembleia Geral aprova contraproposta ao Cruesp (IPCA + 2%) e convoca paralisação da categoria nesta segunda-feira, 11/5
- Representantes discentes no Conselho Universitário e demais conselhos centrais declaram apoio à greve estudantil, e exigem da Reitoria maior valor das bolsas PAPFE e extinção do curso pago “Experiência HC”
- Pelo diálogo e pela retomada imediata da negociação da Reitoria da USP com estudantes
- Depois de pressão das entidades do Fórum das Seis, Cruesp aumenta proposta de reajuste de 2% para 3,47%; segunda reunião de negociação será em 11/5, após debate nas assembleias