Previdência
Docente em condições de se aposentar, exceto tempo no nível, deve pedir abono de permanência
Se o/a docente completou todos os requisitos para o pedido de aposentadoria salvo o de tempo no nível da carreira, informações essas que podem ser consultadas no Sistema Marteweb (Previsão de Aposentadoria), a Assessoria Jurídica da Adusp orienta quem estiver nessa situação a requerer de imediato o pagamento de abono de permanência.
Isso porque, em razão de consulta formulada pela Adusp, a USP se posicionou declarando que o requisito do tempo no nível não é impedimento para aposentadoria, muito embora necessite dos 5 anos no nível para a incorporação desses valores nos proventos:
Assim colocado em parecer emanado desta Universidade, não haveria impedimento à aposentadoria pela não aquisição dos 5 anos no nível, hipótese que permitiria à/ao docente a aposentação, ainda que com proventos no nível anterior.
Dessa forma, encontrando-se a/o docente elegível à aposentação, encontra-se também apta/o ao percebimento do abono de permanência.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Chapa de Aluisio Segurado e Liedi Bernucci é a mais votada na eleição reitoral da USP; lista tríplice será encaminhada a Tarcísio, a quem cabe a escolha
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março