Previdência
Docente em condições de se aposentar, exceto tempo no nível, deve pedir abono de permanência
Se o/a docente completou todos os requisitos para o pedido de aposentadoria salvo o de tempo no nível da carreira, informações essas que podem ser consultadas no Sistema Marteweb (Previsão de Aposentadoria), a Assessoria Jurídica da Adusp orienta quem estiver nessa situação a requerer de imediato o pagamento de abono de permanência.
Isso porque, em razão de consulta formulada pela Adusp, a USP se posicionou declarando que o requisito do tempo no nível não é impedimento para aposentadoria, muito embora necessite dos 5 anos no nível para a incorporação desses valores nos proventos:
Assim colocado em parecer emanado desta Universidade, não haveria impedimento à aposentadoria pela não aquisição dos 5 anos no nível, hipótese que permitiria à/ao docente a aposentação, ainda que com proventos no nível anterior.
Dessa forma, encontrando-se a/o docente elegível à aposentação, encontra-se também apta/o ao percebimento do abono de permanência.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Reitoria pretende reeditar Estatuto do Docente, para subordinar CERT à Comissão Permanente de Avaliação; instituir nova instância avaliatória do regime probatório, a “CoED”; e ampliar de 6 para 18 o repertório de perfis docentes
- Confira aqui a nova vitória da Adusp no TJ-SP contra a tese da Reitoria de “prescrição” da ação da URV, e outros andamentos recentes do caso
- Por falta de quórum qualificado na reunião do Co, reitor Carlotti Jr. retira de pauta “pacote” da avaliação; no debate, vice-reitora reage às várias críticas e ainda diz que “a CERT tinha razão”