Matérias do Informativo Adusp
CR discute Previdência e reunião com Rodas
Reunião do Conselho de Representantes (CR) foi realizada em 19/3, tendo como principais pontos de discussão a campanha salarial, a questão da aposentadoria para os professores que ingressaram na USP a partir de 2003 e a pauta da reunião que deverá ter com o reitor em 16/4.
Os conselheiros relataram a indignação de docentes contratados após 2003, no tocante à questão da aposentadoria, uma vez que, pela legislação atual, eles não terão direito a vencimentos integrais. Foi consenso que a reivindicação de isonomia em relação aos colegas contratados antes de 2003 deve ser uma bandeira de luta da Adusp. Como encaminhamento, ficou decidida a realização de reuniões sobre o assunto nas unidades que demonstrarem interesse. Além disso, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que trate especificamente deste problema.
Quanto à campanha salarial, a diretoria expôs o que foi tratado na última reunião do Fórum das Seis, em 9/3 (Boletim Especial de Data-Base, 15/3/2010), quando o Sintusp apresentou proposta diferente das demais entidades, de paralisação em 30/3 (data provável da entrega ao Cruesp da Pauta Unificada do Fórum), além de greve com ocupações caso suas reivindicações não sejam atendidas. O Fórum preferiu encaminhar as propostas para discussão nas entidades. Os conselheiros manifestaram seu acordo com a posição apresentada pela diretoria, que considera prematura a proposta do Sintusp.
Os representantes também aprovaram a pauta para a reunião entre o CR e o reitor João Grandino Rodas, a ser realizada em 16/4: 1) reforma do Estatuto e Estatuinte; 2) carreira docente e produtivismo; 3) financiamento da universidade e campanha salarial; 4) fundações ditas “de apoio”; 5) questão previdenciária de docentes contratados após 2003.
Discutiu-se, ainda, uma doação ao movimento sindical do Haiti, com objetivo de ajudar na reconstrução da organização dos trabalhadores após o terremoto que assolou o país. A doação, no valor de R$ 5 mil, foi aprovada por unanimidade. Será feita através de campanha da Conlutas e se destina à intersindical haitiana Batay Ouvriye (“Batalha Operária”, em crioulo).
Informativo nº 302
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Perda salarial de pesquisadores científicos dos institutos estaduais soma 54% desde 2013, e APqC cobra do governador reajuste “digno e imediato”
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC