Matérias do Informativo Adusp
Fórum das Seis vai à Alesp contra decretos e SPPrev
Cerca de 300 pessoas compareceram ao plenário Franco Montoro, da Assembléia Legislativa, no dia 17/5, em um ato que reuniu estudantes, professores e funcionários da USP, Unesp e Unicamp, contra os decretos do governador Serra que atacam a autonomia universitária e o PL nº30, que cria o SPPrev.
O Fórum das Seis coordenou o ato. O presidente da Adunesp, Milton Vieira, rebateu as afirmações do secretário José Aristodemo Pinotti de que os decretos não colocam em risco a autonomia: “Ele foi ao Conselho Universitário da Unesp, está indo a congregações no interior do Estado, dizendo que nada vai acontecer. Ora, se nada vai acontecer, então retirem os decretos”.
O professor Francisco Miraglia, vice-presidente da Adusp, ressaltou que os recuos do governo não diminuem a necessidade de revogar os decretos: “Está acontecendo um ataque sem precedentes à autonomia universitária, mas não há condições políticas para implementar nesse ano todo o projeto do Serra. Então ele recua, mas não recua na letra, só recua na fala. Mesmo fora da mesa de negociação, o governo esta interferindo da mesma maneira, ao omitir os dados do ICMS”.
Unificação
Carlos Ramiro, presidente da Apeoesp, destacou que “pela primeira vez, estamos caminhando para a unificação de todo o funcionalismo, ou pelo menos dos setores mais combativos”.
Estavam presentes também representantes do Sintusp, STU, Sinteps, do DCE da USP, do Sindicato dos Metroviários, da CUT e da Conlutas, além dos deputados Enio Tatto, Simão Pedro e Rui Falcão, todos do PT, e Raul Marcelo e Carlos Giannazi, do PSOL.
Matéria publicada no Informativo nº 237
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Perda salarial de pesquisadores científicos dos institutos estaduais soma 54% desde 2013, e APqC cobra do governador reajuste “digno e imediato”
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC