Revistas
Revista nº 63 – novembro 2019

Clique aqui para baixar a edição integral ou nos títulos abaixo para matérias específicas
Editorial
Avaliação como dispositivo de poder
Entrevista
“Tem que mudar a forma de avaliar”, diz ex-diretora de Avaliação da Capes
Rita Barradas Barata
Follow-up do “Manifesto Acadêmico”
A Universidade produtivista se globaliza (e o mesmo acontece com a resistência)
Willem Halffman e Hans Radder
Sobre os males da gestão: a experiência brasileira
Renato Dagnino e Marcos Barbosa de Oliveira
Austrália: recuperando a universidade pública?
Simon Batterbury e Jason Byrne
Ativismo contra amargura no Reino Unido, bem além do “Marco de Excelência na Pesquisa” (REF)
Richard Watermeyer
Crise da academia japonesa, novo sistema de governança e ataque às ciências humanas
Makoto Katsumori
Complutense de Madri e “Manifesto Acadêmico”, traços comuns da crise global no ensino superior
Eva Aladro Vico
Avaliação das avaliações
Rankings globais entre a “quantofrenia” e critérios díspares
Antonio Biondi e Pedro Biondi
Empresariamento da Universidade: consequências nefastas do produtivismo
Marcos Barbosa de Oliveira
Desgaste mental, sofrimento físico e assédio moral na universidade produtivista
Pedro Estevam da Rocha Pomar
Avaliação acadêmica, ideologia e poder
Maria Luisa Schmidt
O sistema de avaliação centralizada da USP: avivando nossa memória
Marlene Guirado
Quanto custa publicar um artigo?
Guilherme Jeronymo
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Carlotti Jr. alardeia que USP alcançará meta de 6 mil docentes, mas quadro ainda está longe disso, e retorno aos números de 2014 não ocorrerá nesta gestão
- Fórum das Seis conclama comunidade a endossar abaixo-assinado para pressionar Cruesp a retomar negociações da data-base
- Projeto encaminhado por Nunes à Câmara Municipal permite a construção de prédios de até 48 metros de gabarito no Instituto Butantan; comunidade resiste e entrega reivindicações ao diretor Kallás
- Carta aberta de discentes de pós-graduação da FFLCH rejeita “novo modelo” de doutorado e mestrado proposto por Capes, Fapesp e PRPG