Reforma Agrária
Agroecologia e alimentação saudável são tema de debate promovido pela JURA na Esalq
Experiências de produção agroecológica em assentamentos com oferta de alimentos saudáveis são o foco das palestras promovidas pela Jornada Universitária de Defesa da Reforma Agrária (JURA) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba. O evento ocorre na próxima quinta-feira (14/10), a partir das 14h, com transmissão online pelo YouTube da JURA/Esalq. A mediação será de Maria Elisa Garavello, professora sênior da Esalq.
Na programação, Fábio Marchetti. pós-doutorando em Ecologia Aplicada na Esalq e membro do Grupo de Pesquisa Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal), vai abordar a implantação de assentamentos agroecológicos no Extremo Sul da Bahia e seu papel na conservação da agrobiodiversidade.
Francisco Corales, analista da equipe de agroecologia da Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna (SP), apresentará a experiência de constituição da Rede Leste de Agroecologia, que oferece apoio a agricultores agroecológicos da região, em particular em dez assentamentos.
Delwek Matheus, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vai falar sobre as campanhas de solidariedade alimentar do MST e o plano nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, além de abordar a concepção de assentamentos Comuna da Terra e dos projetos agroecológicos do movimento.
A programação integra os debates sobre o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16/10, cujo tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 2021 é: “Agir pelo futuro — nossas escolhas e hábitos alimentares determinam nossa saúde e aquela de nosso planeta, influenciando o funcionamento dos sistemas agroalimentares”.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC