Representação sindical
Assembleia Geral da Adusp decide realizar reunião de docentes no dia 29/10, para protestar contra a reforma administrativa; entidade enviará representantes à Marcha Nacional em Brasília
A Adusp vai organizar uma panfletagem e uma reunião com docentes no Clube dos Professores, na Cidade Universitária, na próxima quarta-feira (29 de outubro), às 12h, como parte da mobilização nacional convocada por entidades e sindicatos do funcionalismo público, entre eles o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), contra a reforma administrativa.
Nessa data vai ocorrer, em Brasília, a Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa. Dois integrantes da Diretoria da Adusp viajarão à capital federal para participar da marcha.
A realização das atividades do dia 29/10 foi uma das deliberações da Assembleia Geral da entidade, realizada nesta quarta-feira (22/10).
A Adusp também promoverá em novembro um debate, em formato remoto, sobre a reforma administrativa, tema em pauta atualmente no Congresso Nacional.
O Grupo de Trabalho sobre a reforma criado pela Câmara dos Deputados reuniu as medidas que pretende implementar em três diferentes instrumentos legais: uma proposta de emenda à Constituição (PEC), um projeto de lei complementar (PLP) e um projeto de lei (PL).
As mudanças propostas pelo GT tendem a enfraquecer o serviço público e desvirtuar as carreiras do funcionalismo, além de resultar em perda de direitos, como corte de adicionais por tempo de serviço. Há também ameaças à estabilidade e a previsão de implantação de no mínimo vinte níveis de progressão nas carreiras.
A Assembleia Geral decidiu ainda que a Adusp realizará em novembro um debate online sobre o andamento do projeto que descongela a contagem de tempo do período da pandemia (de maio de 2020 a dezembro de 2021) para fins de aquisição de benefícios como quinquênios, sexta-parte, licença-prêmio etc.
O PLP 143/2020 já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado Federal, onde um requerimento que solicita urgência para a matéria aguarda para ser incluído na Ordem do Dia.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria pretende reeditar Estatuto do Docente, para subordinar CERT à Comissão Permanente de Avaliação; instituir nova instância avaliatória do regime probatório, a “CoED”; e ampliar de 6 para 18 o repertório de perfis docentes
- Confira aqui a nova vitória da Adusp no TJ-SP contra a tese da Reitoria de “prescrição” da ação da URV, e outros andamentos recentes do caso
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Contratada sem licitação em 2022 por R$ 309 milhões, para gerir HC de Bauru (ex-HRAC) por cinco anos, a Faepa já recebeu total de R$ 592 milhões graças a nove aditamentos
- “Fui aprovado por unanimidade, mas meu nome está sendo veiculado de forma negativa, como se eu tivesse interferido na constituição da banca”, diz prefeito do câmpus de Piracicaba, que repele acusação de favorecimento em concurso de titular