Sarau de 18/6 terá Kabengele em debate sobre cotas e lançamento da Revista Adusp edição 47

Compareça à sede da Adusp e participe! Atividade tem início às 18 horas

Na sexta-feira, 18/6, mais um Sarau Adusp será realizado. Desta vez o debate será sobre cotas na USP e o convidado é o professor Kabengele Munanga, do Departamento de Ciências Sociais da FFLCH, autor de artigo a respeito na edição 47 da Revista Adusp, que será lançada na mesma data. O professor Kabengele se notabilizou como um dos mais consistentes defensores, na USP, da adoção de cotas raciais, combinadas com critérios sócio-econômicos. A maior parte das principais universidades públicas brasileiras vêm adotando o sistema de cotas, mas na USP há enorme resistência a esta política.

A edição 47 da Revista Adusp contém três conjuntos de matérias. O bloco sobre políticas afirmativas traz ainda artigo da professora Elizabeth Balbachevsky, também da FFLCH, favorável a cotas sócio-econômicas mas não ao recorte racial. Um extenso artigo, de Graziela Perosa, Gislene dos Santos e Luiz Menna-Barreto, trata dos desafios e inovações que marcam a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), onde lecionam os autores e que acaba de completar cinco anos de existência. Por fim, um bloco especial examina o Programa Nacional de Direitos Humanos em sua terceira versão (PNDH-3) e os ataques que sofreu por parte da “Sagrada Aliança”, frente informal que reuniu a mídia comercial, a Igreja, os militares e o agronegócio.

Diante das pressões conservadoras, o governo Lula recuou, mutilando o PNDH-3 por decreto. A derrota dos movimentos sociais e da Secretaria Especial de Direitos Humanos tornou-se ainda mais grave quando o STF recusou a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 153 e deu seu perdão aos crimes da Ditadura, estendendo a anistia aos agentes públicos que torturaram e mataram opositores políticos.

O bloco especial examina os direitos humanos no Brasil em quatro eixos, por meio de reportagens jornalísticas que procuram aprofundar as questões suscitadas pelo PNDH-3: aborto e outros direitos da mulher; conflitos fundiários e reforma agrária; mídia e cultura; e direito à memória, à verdade e à justiça.

 

Informativo n° 308

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!